|

Escreve o 'Financial Times': "Resgate a Portugal envolve demasiado dinheiro e poucas condições"


Na rubrica ‘Lex Column’, o FT analisa o acordo entre o Governo e a ‘troika’ sobre o resgate a Portugal. No artigo, intitulado "Muita parra, pouca uva", o jornal britânico diz que "o resgate de Portugal na ordem dos 78 mil milhões de euros por parte da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional envolve demasiado dinheiro e poucas condições".
Sublinhando que existe "um desequilíbrio de forças" entre a União Europeia, que contribui com dois terços do financiamento, e o FMI, que avança com um terço, o FT defende que "se há economia que precisa mais do FMI do que da Europa, essa economia é precisamente Portugal", porque "mais se assemelha a um mercado emergente".
E acrescenta: "dada a escala dos ajustamentos estruturais necessários, as autoridades do FMI devem estar mortinhas para deitar mãos à economia portuguesa".
No artigo, o jornal inglês critica ainda a forma como José Sócrates, primeiro-ministro do Governo de gestão, anunciou o resgate, na terça-feira. É que, explica o autor, em vez de ter dado a entender que "Lisboa tem muito que fazer para acertar o passo com o resto da Europa", Sócrates "em comentários de tom complacente e individualista parecia sugerir que um pacote de resgate massivo seria relativamente indolor".
Para terminar, a Lex Column diz que "o que Portugal mais precisa é de uma boa dose de Consenso de Washington".

publicado no Económico

Posted by por AMC on 08:40. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Escreve o 'Financial Times': "Resgate a Portugal envolve demasiado dinheiro e poucas condições""

Leave a reply