Festival Docs | In-Edit em 2ª edição no Rio
O In-Edit, o célebre Festival Internacional do Documentário Musical que nasceu há 8 anos em Barcelona, arranca amanhã, dia 2 de Abril, com na sua 2ª edição carioca.
O festival já passou pelo Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, entre 18 e 28 de Março.
No Rio de Janeiro fica até dia 8 de Abril.
O Festival integra quatro secções distintas: Competição Nacional, Mostra Brasil, Retrospectiva Brasil e Sessões Especiais.
Na Competição Nacional, destaque para os 6 longas, todos inéditos no circuito comercial. Dentre estes documentários, 5 retratam diferentes fases de artistas e grupos brasileiros como Mamonas Assassinas, Seu Jorge, Bezerra da Silva, Cláudia Wonder e Dzi Croquettes. O sexto competidor, Beyond Ipanema, analisa o impacto da música brasileira no mundo, sob a perspectiva dos mais diferentes artistas. O filme vencedor será escolhido por votação popular e ingressa no circuito In-Edit de festivais pelo mundo.
A Mostra Brasil reúne um conjunto de 9 médias e longas que representam bem a multiplicidade musical e cultural de nosso país. Alguns destaques são Fita Mixada, registro de uma performance do DJ dos Racionais MC’s KL Jay, Brega S/A, que revela a cena tecnobrega de Belém do Pará, e Tom Zé – Astronauta Libertado.
A secção Retrospectiva Brasil resgata 8 documentários musicais entre os mais importantes do género no país, em sessões únicas. Um dos destaques é o filme Novos Baianos F.C, de Solano Ribeiro, um registo histórico de um dos grupos mais originais da música brasileira.
Todas as sessões serão gratuitas e seguidas de debate aberto com a participação dos realizadores e vários convidados.
Para complementar, deixo em seguida a notícia que foi publicada em O Globo e a lista completa da programação, bem como o link para o site oficial do festival.
Cf.
# In Edit –Festival Internacional do Documentário Musicall
(...)
Festival de documentários musicais In-Edit, de Barcelona, faz sua segunda edição carioca, a partir desta sexta
O Festival In-Edit, dedicado a documentários musicais, surgiu em Barcelona, há oito anos, quase como uma reunião de amigos. Mas a primeira edição, realizada em um fim de semana, em um cinema no bairro de Gràcia, foi tão concorrida que, já no ano seguinte, o festival tornou-se internacional, graças a um convite para acontecer também em Santiago do Chile. No ano passado, ganhou braços na Argentina, no México e no Brasil. Pois esta programação, que reúne 12 médias e longas nacionais e 16 títulos estrangeiros exibidos nos maiores festivais do mundo, tem sua segunda versão carioca de amanhã a quinta feira, no Museu da República. O principal responsável por trazer o In-Edit para o Brasil, o diretor artístico Marcelo Aliche, mora em Barcelona há 15 anos. Ele frequentava o festival desde o seu início, quando um amigo o alertou de que ele é quem deveria fazer a ponte do evento de alma cigana e musical com o Brasil.- Eu já conhecia os organizadores porque minha namorada faz a assessoria do Festival de Cinema Brasileiro em Barcelona. Meses depois encontrei o pessoal, e marcamos de tomar cerveja e conversar. Eles me explicaram que havia um modo In-Edit de fazer as coisas - conta Aliche.
Ele explica que ainda tenta aplicar aqui uma relação com o público que é o diferencial dos festivais de Barcelona e de Santiago.
- O público é muito especial. Lá, depois das sessões há um pequeno lounge onde o público discute os filmes, encontra os diretores e os protagonistas, trocam informações. Nas nossas edições brasileiras ainda temos dificuldades de dinheiro e de estrutura. Mas, como boa parte da produção nacional vem do Rio, esperamos a presença de João Donato, de Lenine e de diretores como a Tetê Morais nas sessões.
Para se ter uma ideia do crescimento da edição brasileira, em São Paulo, este ano, o número de produções nacionais triplicou. Além da mostra competitiva, o Panorama Brasil mostrou também filmes nacionais antigos, além da produção independente.
- A mostra carioca, além de ter mudado de sede, do Cine Santa para o Museu da República, terá uma oferta maior. No ano passado foi um fim de semana de filmes. Agora ficaremos uma semana - diz o diretor.
Aliche, que assistiu a todos os filmes, dá as dicas de seus prediletos na mostra.
- O "Dzi Croquettes", vencedor em São Paulo, é ótimo. Dos gringos, adorei "Heavy metal in Baghdad", sobre a única banda do gênero no Iraque; "New York 1977 "; "Woodstock: now & then" e "The folk singer" são muito bons, também.
via O Globo
(...)
Programação completa do In-Edit
PANORAMA NACIONAL - 13 filmes
ROCK BRASILEIRO - HISTÓRIA EM IMAGENS
(Bernardo Palmeiro, Brasil, 2009, 70', DVCAM)
O rock chegou ao Brasil no final dos anos 50, justo no momento em que a bossa nova conquistava as rádios. A partir desse momento, o estilo musical que tomou conta do mundo começou uma verdadeira cruzada para ganhar espaço entre nós. Passando de malditos a modelos, o rock brasileiro finalmente se tornou referência para várias gerações no país.
O filme será exibido em sessão conjunta com o curta "A Maldita".
A MALDITA
(Tetê Mattos, Brasil, 2007, 20', 35 mm)
Em 1982 entra no ar, em Niterói, a Rádio Fluminense FM, a Maldita. Com irreverência, ousadia e criatividade, a emissora rompe com os códigos padronizados, cria novos mercados para a música estrangeira e dá início à chamada geração rock 80. Apresentado com "Rock Brasileiro".
02/04 : SEXTA-FEIRA : 14H30
TOM ZÉ - ASTRONAUTA LIBERTADO
(Ígor Iglesias González, Brasil, 2009, 90', DVCAM)
A partir de uma oficina de experimentação musical ministrada pelo músico Tom Zé em Astúrias (Espanha), o filme faz uma retrospectiva de seu contínuo processo de experimentação desenvolvido desde os anos 70. O filme lança luz sobre a original metodologia de criação do artista.
02/04 : SEXTA-FEIRA : 16H00
BEYOND IPANEMA
(Guto Barra, Brasil-EUA, 2009, 89', DV CAM)
Qual é o som do Brasil no exterior? Beyond Ipanema reúne artistas brasileiros e internacionais para analisar o impacto da música brasileira no mundo. Um intercâmbio de estilos musicais que tem ajudado o Brasil a garantir uma posição única na cultura global.
02/04 : SEXTA-FEIRA : 18H00
DZI CROQUETTES
(Tatiana Issa e Raphael Alvarez, Brasil, 2009. 110', DVCAM)
A trajetória do irreverente grupo de dança carioca Dzi Croquettes, que marcou o cenário artístico brasileiro nos anos 70. O grupo contestava a ditadura por meio do deboche e da ironia e defendia a quebra de tabus sociais e sexuais. É lembrado por depoimentos de artistas e amigos como Liza Minnelli, Ron Lewis, Gilberto Gil, Nelson Motta, Ney Matogrosso, entre outros. Melhor documentário no Festival do Rio 2009, na 33ª Mostra Internacional de Cinema SP e no Festival Mix Brasil 2009.
02/04 : SEXTA-FEIRA : 20H00
BREGA S/A
(Gustavo Godinho e Vladimir Cunha, Brasil, 2009, 60', DVCAM)
Gravado entre os anos de 2006 e 2009, o documentário Brega S/A fala sobre a cena tecnobrega de Belém do Pará. Um estilo de música e produção que dominou a cidade, crescendo à margem da indústria discográfica. Capaz de reunir milhares de pessoas em uma festa, o tecnobrega já tem seus grandes ídolos, mas tritura diariamente centenas de aventureiros que sonham mudar de vida com um único hit.
05/04 : SEGUNDA-FEIRA : 14H30
MEU AMIGO CLAUDIA
(Dácio Pinheiro, Brasil, 2009, 86', DVCAM)
Documentário sobre Claudia Wonder, o travesti que rompeu preconceitos aparecendo nas páginas culturais de jornais e revistas. Com participações em produções de cinema erótico, famosas performances no Madame Satã e cantando punk rock marcou presença na cena dos anos 80. Mesmo com tudo isso, Claudia Wonder não deixa de ter envolvimento no campo intelectual e político, tornando-se uma importante representante do governo nas organizações de assistência e proteção aos homossexuais. Melhor documentário no Festival Mix Brasil 2009, ao lado de DZI Croquettes.
05/04 : SEGUNDA-FEIRA : 16H00
SEU JORGE - AMÉRICA BRASIL, O DOCUMENTÁRIO
(Pedro Jorge e Mariana Jorge, Brasil, 2009, 103', DVCAM)
Não é sempre que vemos um artista tocar as estrelas, mas em 2008 Seu Jorge chegou perto disso. Emplacou três hits no topo das paradas, fez várias participações em projetos interessantes e realizou a turnê de seus sonhos: cruzar o Brasil por terra tocando nas principais capitais.
"Seu Jorge - América Brasil, o documentário" perfaz todo esse caminho de maneira espontânea. Um road movie que acompanha o músico desde seu processo criativo até sua plenitude, no palco.
05/04 : SEGUNDA-FEIRA : 18H00
JOÃO DONATO - NASCI PARA BAILAR
(dir: Tetê Morais, Brasil, 2009, 54', DVCAM)
Passeio musical pelas ruas, praias, casas, escolas, palcos, teatros e cantinhos de Havana na companhia de João Donato. Uma temporada na capital cubana que lhe proporcionou uma série de intercâmbios musicais. Uma troca de estilos que abre novos caminhos e revelam a grande musicalidade de um dos pianistas mais consagrados da música brasileira.
05/04 : SEGUNDA-FEIRA : 20H00
SISTEMA DE ANIMAÇÃO
(Alan Langdon e Guilherme Ledoux, Brasil, 2008,84', DVCAM)
Documentário que busca preencher uma lacuna na história da cultura musical nacional, retratando o músico Lourival José Galliani, vulgo "Toucinho". Grande baterista que já tocou com personalidades como Fafá de Belém, Originais do Samba, Pery Ribeiro, Eduardo Araújo e César Camargo Mariano.
Um músico completamente absorvido por sua arte, que surpreende por seus ritmos e vida pessoal.
07/04 : QUARTA-FEIRA : 14H30
CONTINUAÇÃO
(Rodrigo Pinto. Brasil, 2009. 71', DVCAM)
A intimidade do processo de criação do compositor brasileiro Lenine. Diante das incertezas que a era do download e do vinil trouxe para seu trabalho, o músico reúne três gerações em torno de sua música. Um documentário sobre olhares, encontros, criação e tecnologia a serviço da paixão pela arte.
07/04 : QUARTA-FEIRA : 16H00
BLACK SOUL BROTHER
(Rubens Passaro, Brasil, 2008, 86', DVCAM)
Miguel de Deus é uma dessas pérolas que o Brasil ainda vai se arrepender de não ter reconhecido em vida. Musico versátil e antenado, foi um dos pioneiros do funk e do soul no Brasil, gravou com uma infinidade de artistas e produziu algumas das faixas mais suingadas do movimento Black Rio.
07/04 : QUARTA-FEIRA : 18H00
BEZERRA DA SILVA - ONDE A CORUJA DORME
(Márcia Derraik e Simplício Neto, Brasil, 2010, 72', DVCAM)
O cantor Bezerra da Silva se tornou uma estrela nacional nos anos 80, durante a chamada "explosão do pagode". Classificada inicialmente pela crítica como "sambandido", sua música encantou o público brasileiro com crônicas cáusticas e extremamente bem-humoradas sobre o cotidiano das favelas.
No entanto, o que poucos sabem é o segredo do sucesso de Bezerra da Silva: sua equipe de compositores - pedreiros, trocadores de ônibus, carteiros, técnicos de refrigeração e biscateiros em geral. Trabalhadores anônimos que cantam como ninguém o universo da malandragem carioca. Sambistas genuínos, escolhidos a dedo por Bezerra.
07/04 : QUARTA-FEIRA : 20H00
PANORAMA MUNDIAL - 16 filmes
BOLA DE NIEVE
(José Sánchez-Montes, Espanha-Cuba-México, 2003, 73', BETA SP)
Documentário sobre o pianista e cantor cubano Bola de Nieve. Negro, homossexual, místico, pró-revolucionário e, acima de tudo, um gênio musical. Uma figura talentosa e reservada que se tornou um dos mitos latino-americanos do século 20.
03/04 : SÁBADO : 14H30
ICONS AMONG US: JAZZ IN THE PRESENT TENSE
(Lars Larson, Michael Rivoira, P.J. Vogt, EUA, 2009, 97', DIGIBETA NTSC)
O jazz foi sem dúvida a música mais viva, criativa e revolucionária do século 20. Neste brilhante documentário, a nova geração de músicos reflete a importância do gênero na música atual e os novos caminhos de um estilo nascido para evoluir. Icons Among Us: Jazz in the Present Tense mostra entrevistas e apresentações exclusivas de Terence Blanchard, Medeski, Martin & Wood, The Bad Plus (com o baterista do Happy Apple, Dave King), Ravi Coltrane, Dirty Dozen Brass Band e muitos outros.
03/04 : SÁBADO : 16H00
INTANGIBLE ASSET NUMBER 82
(Emma Franz, Australia, 2008, 95', DVCAM / DIGIBETA PAL)
O baterista de jazz australiano Simon Barker viaja pela Coreia do Sul em busca de Kim Seok-Chul, xamã e grande mestre da música coreana, que vive escondido no país. O filme nos leva para dentro dos pensamentos de um músico decidido a encontrar novas formas de expressão através da paixão, da concentração e do ritmo.
03/04 : SÁBADO : 18H00
STILL BILL
(Alex Vlack & Damani Baker , EUA, 2009, 78', DVCAM)
Bill Withers, ou a dignidade da alma. Esta é a história do soulman mais cool dos anos 70, que decidiu abandonar o estrelato e o luxo no auge de sua carreira. Simplesmente voltou para casa. Um conto de lágrimas com excelência, decência e alma. A alma pura.
03/04 : SÁBADO : 20H00
NOTE BY NOTE: THE MAKING OF STEINWAY L1037
(Ben Niles, EUA, 2007,81', DVCAM)
Jornada sobre a construção de um piano Steinway. Desde a criação na fábrica até as apresentações no Carnegie Hall. Entrevistas e performances com pianistas de destaque como Lang Lang, Hélène Grimaud, Pierre-Laurent Aimard, Hank Jones, Marcus Roberts, Kenny Barron e Bill Charlap.
04/04 : DOMINGO : 14H30
THE FOLK SINGER - A TALE OF MEN, MUSIC & AMERICA
(M. A. Littler , Alemanha - EUA, 2008, 102', DVCAM)
Uma viagem às raízes da música independente americana. O filme segue o cantor de folk-blues Jon Konrad, que atende sob o pseudônimo artístico de Possessed by Paul James, na turnê do Texas e Louisiana. Um passeio pela América mais profunda para refletir sobre a música, a vida e o blues.
04/04 : DOMINGO : 16H00
THE WHITE STRIPES - UNDER GREAT WHITE NORTHERN LIGHTS
(Emmett Malloy, EUA, 2010, 93', DIGIBETA NTSC)
Em 2007, os irmãos Jack e Meg White celebram 10 anos de carreria com um grande tour pelo Canadá. Baseado neste itinerário, este esperado documentário retrata a dupla dentro e fora dos palcos. Uma oportunidade única de ver uma das bandas mais influentes dos últimos anos na intimidade.
04/04 : DOMINGO : 18H00
R.E.M: THIS IS NOT A SHOW
(Vincent Moon, Jeremiah, EUA, 2009, 56', DVCAM)
Julho de 2007, Olympia Theatre de Dublin. R.E.M organiza uma série de ensaios abertos intitulada "This is not a show" para tocar canções de seu novo disco, diante de uma plateia de familiares, amigos e alguns fãs. Vincent Moon (conhecido por seus trabalhos com The Arcade Fire e The Skins) retrata com grande beleza, em branco e preto, alguns momentos desses superstars experimentados desejando alguns minutos de pânico cênico.
04/04 : DOMINGO : 20H00
SUFFERING AND SMILLING
(Dan Ollman, Nigeria -EUA, 2006, 60', DVCAM)
De pai para filho. Combater o poder na Nigéria e conseguir melhores condições de vida para os mais pobres. Femi Kuti, o filho mais velho do ativista político e cantor Fela Kuti, continua lutando contra as diferenças em seu país. Sofrendo e rindo, os Kuti ainda são perseguidos. Uma luta hereditária que envolve consciência política, resistência e muito afrobeat.
06/04 : TERÇA-FEIRA : 14H30
JOHNNY CASH'S AMERICA
(Morgan Neville & Robert Gordon, EUA, 2008, 89', CD)
Ninguém escapa da influência de Johnny Cash: sua música era para toda a América. Aqui, personagens tão diversos como Al Gore, Snoop Dogg, Ozzy Osbourne, Bob Dylan e Sheryl Crow (e mais!) admiram sua atitude frente à vida e sua percepção de família, justiça e liberdade.
06/04 : TERÇA-FEIRA : 16H00
KEROUAC: ONE FAST MOVE OR I'M GONE
(Curt Worden, EUA, 2009, 98', DVCAM)
Em 1960, o escritor Jack Kerouac, o famoso autor de On the road, decide afastar-se do álcool e das celebridades fazendo um retiro espiritual na cabana rústica de Lawrence Ferlinghetti, na floresta de Big Sur. Companheiros de viagem e herdeiros do sentimento beatnik como Sam Shepard, Patti Smith e Tom Waits revisitam essa etapa da vida do escritor.
06/04 : TERÇA-FEIRA : 18H00
WOODSTOCK: NOW & THEN
(Barbara Kopple, EUA, 2009, 89', DVCAM)
O que realmente aconteceu no festival mais famoso de todos os tempos? Acidentes, desastres, perdas e todos os imprevistos nos bastidores de Woodstock. Pela primeira vez nas telas de cinema, a história sobre a produção e a emocionante ação comunitária que uniu milhares de pessoas.
06/04 : TERÇA-FEIRA : 20H00
TIEMPO DE LEYENDA
(José Sánchez-Montes, Espanha, 2009, 70', DVCAM)
Camarón de la Isla é muito mais que a voz mais emblemática do flamenco. É uma entidade no gênero. Seus discos são unanimemente cultuados por gerações e gerações, menos um: La leyenda del tiempo. Um disco incompreendido que mistura a tradição do flamenco e o rock e que só agora, três décadas depois, foi resgatado e colocado no altar como um dos discos mais importantes de todos os tempos.
08/04 : QUINTA-FEIRA : 14H30
HEAVY METAL IN BAGHDAD
(Eddy Moretti e Suroosh Alvi, EUA-Canada, 2007, 84', DVCAM)
Esta é a história da única banda de heavy metal do Iraque: Acrassicauda. Desde a queda de Saddam Hussein em 2003 até os dias atuais, a banda é seguida em diferentes momentos de sua trajetória. Coincidindo com o período de guerra de seu país contra os Estados Unidos, a banda luta para permanecer unida. Sua história ecoa a esperança de toda uma geração de jovens iraquianos.
08/04 : QUINTA-FEIRA : 16H00
SHADOW PLAY: THE MAKING OF ANTON CORBIJN
(Josh Whiteman, Australia, 2009, 77', DVCAM)
Anton Corbijn é dos mais aclamados artistas visuais do século 20. Fotógrafo de confiança de grandes nomes da música, este holandês de poucas palavras criou a imagem de lendas como Joy Division, U2, Miles Davis, Depeche Mode, Tom Waits, R.E.M, entre outros. Seu trabalho já ocupou as paredes de grandes museus de arte convertendo-se em referência estética dos nossos tempos.
08/04 : QUINTA-FEIRA : 18H00
NY'77 - THE COOLEST YEAR IN HELL
(Henry Corra, EUA, 2007, 87',DVCAM)
Em 1977, a cidade de Nova Iorque estava beirando o caos e a decadência. O ano do grande blecaute, do serialkiller Filho de Sam, dos primórdios da cultura hip hop no Bronx e do punk rock no CBGB's. Uma sucessão de fatos espetaculares contada por aqueles que lá estavam: Afrika Bambaattaa, Richard Hell, Tommy Ramone, KRS-One, Annie Sprinkle, Geraldo Rivera e outros.
08/04 : QUINTA-FEIRA : 20H00
Links patrocinados
Queres falar espanhol?Curso de Espanhol na Master-D. Aprende ao teu ritmo. + info!www.MasterD.pt/Espanhol
Música Grátis na Vodafone10 músicas grátis para ouvires onde quiseres. Liga 12233 e activa já!Vodafone.pt/Musica
Cursos de DJ e ProduçãoFarto de não fazer o que gostas? Dá um novo Curso à tua Vida!www.cursoDJ.com
Posted by por AMC
on 23:18. Filed under
documentários,
festivais,
mpb,
MUSICA
.
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0.
Feel free to leave a response