|

"Recordação da casa dos vivos": Fernando Gabeira escreve sobre a sua participação política entre 1994 e 2010

ilustração de Cadu Tavares

Leio no Blog do Gabeira:
Na revista Piauí, de fevereiro, estou publicando um texto sobre minha passagem pela Câmara dos Deputados, do principío de 1995 até o ultimo mês de 2010. Foram dois mandatos de Fernando Henrique e dois mandatos de Lula.
As memórias do período ainda estão incompletas porque com a chegada dos documentos de Brasília e avaliação dos projetos apresentados,  será possível traçar um itinerário com detalhes técnicos.
O título do artigo é Recordação da Casa dos Vivos. Sem dúvida, um texto crítico, mas com esperança. A experiência na Câmara mostrou que os deputados interessados em mudanças qualitativas são minoria. Talvez sejam minoria mais reduzida , no momento. Mas seu poder de atuação é muito potencializado pela opinião pública. Os chamados deputados de opinião conseguem vitórias inacreditáveis, quando o tema está sendo acompanhado atentamente pela imprensa.
Às vezes, a vitória é toda da opinião pública, como no caso do projeto da ficha limpa que contou com os deputados apenas para sua tramitação. O projeto foi formulado, discutido e divulgado de forma autônoma.
O trabalho que publiquei na Piauí, onde pretendo escrever sempre que possível, é apenas uma parte de um texto maior que cobrirá um período de meio século, um longo balanço dessa etapa de participação na vida política brasileira.
De vez em quando, é preciso parar e avaliar, para dar os próximos passos.


Daqui a algumas semanas, quando a revista disponibilizar a edição nº53 online, será possível ler na íntegra AQUI.

Posted by por AMC on 12:22. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for ""Recordação da casa dos vivos": Fernando Gabeira escreve sobre a sua participação política entre 1994 e 2010"

Leave a reply