|

Plantadores de coca bloqueiam estradas no centro amazónico do Peru

foto: Martin Mejia

Leio no DN:

Centenas de cultivadores peruanos de coca bloquearam hoje estradas no centro amazónico do Peru para protestar contra a política de arranque destas culturas. Os bloqueios nas estradas, feitos de pedras e troncos de árvore, paralisaram os eixos importantes das províncias de Ucayali e Huanuco, em particular a estrada que liga Tingo Maria e Aguaytia, a 650 quilómetros a nordeste de Lima.
Centenas de veículos, entre os quais camiões pesados com bens perecíveis, estavam imobilizados.
Os produtores protestam contra uma nova vaga, iniciada no fim de semana, da política governamental de arranque das plantas de coca, que abrange, em 2010, cerca de 6.500 hectares nas províncias de Ucayali e Huanuco, levando ao desmantelamento de 141 locais de liquefacção.
A folha de coca é legal e tradicionalmente cultivada nos Andes para muitos usos, como beber, mastigar e tratar, mas também é matéria-prima da cocaína, da qual o Peru é o segundo maior produtor mundial.
As operações de arranque provocam, por vezes, confrontos entre agentes do programa de Controlo e Redução de Culturas, protegidos pela polícia, e os cultivadores. Em Abril, uma emboscada contra uma equipa de arranque de plantas fez três mortos.
O país tornou-se em 2009 o primeiro produtor de folhas de coca, com uma superfície cultivada em alta de 6,8 por cento face ao ano anterior, de 60 mil hectares.
Segundo a Organização das Nações Unidas, o Peru ultrapassará em breve a Colômbia como primeiro produtor de cocaína do mundo se a tendência de aumento da produção de folha de coca continuar.

Posted by por AMC on 09:19. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Plantadores de coca bloqueiam estradas no centro amazónico do Peru"

Leave a reply