|

Sugestão de palco: três ideias do Festival de Glastonbury 2010

Em contagem decrescente para a edição de aniversário redondo do Festival de Glastonbury, que acontece entre 23 e 27 deste mês, deixo três sublinhados que me parecem interessantes.


1º sublinhado: 
O Scrapkook que passar em retrospectiva os 40 anos de Glastonbury, o mítico festival que nasceu em 1970. Está repleto de singularidades que não só resgatam o percurso histórico, ano após ano, como constituem deliciosos talismãs.  Custa 10 libras das quais 7.50 revertem a favor da ajuda humanitária que a Oxfam presta no Haiti às vítimas do terramoto.
40th Anniversary Scrapbook
Celebrating 40 years of the Festival, The Glastonbury Scrapbook features exclusive material from the personal archives of the Eavis family, from tickets and posters to pictures and personal messages tracing the event from its beginnings in 1970 through to the multi-stage extravaganza of today. Full colour and with hand-written captions by Emily and Michael, the Scrapbook is a 120-page look at the Festival over the years.
You can buy this limited edition book now for £10 from Oxfam's website, £7.50 from each sale will go to aid Oxfam’s efforts in Haiti.

À venda no site da Oxfam: AQUI


2º sublinhado:

Attitude Is Everything regressa ao The Hub no Shangri-La do Festival de Glastonbury, na tarde de sábado do cartaz. Informações aqui: www.attitudeiseverything.org.uk



3º sublinhado:
Por força das circunstâncias, jornalistas e produção são dos últimos a abandonar os recintos dos festivais. É  indescritível o cenário que fica subitamente diante dos nossos olhos quando as bandas e o público se vão. Seja qual for o âmbito do festival, as 'tribos' que mobiliza ou o país em que decorre, o cenário é igual: verdadeiras lixeiras a céu aberto.
Apesar das preocupações ecológicas que acompanham o Festival,  a verdade é que elas de nada adiantam sem a sensibilização dos festivaleiros. Foi a pensar nisso que, associada à edição deste ano, foi colocada em marcha a campanha 'Please Take It Home!', que visa encorajar quem passar pelo recinto a não deixar para traz os destroços da festa, como regra geral sucede. Das tendas estragadas, aos sapatos que se rebentaram, passando pelos jornais, sacos de plástico, copos, latas, garrafas, etc, a ideia é que cada um leve embora o lixo que causar. 
Para dar um reforço à motivação, assista ao vídeo da campanha:

Se nunca ouviu falar do Festival, ou nunca teve a alegria de lá ir, agarre esta dica: a BBC4 exibiu no último fim-de-semana um programa de 2h estupendo intitulado Glastonbury at 40: From Avalon to Jay-Z, em que Mark Radcliffe narrava e passava em revista os diversos ícones, momentos emblemáticos e actuações históricas que estão associados à memória das 28 edições do festival de Worthy Farm, de Avalon às pessoas comuns, passando pelos Hippies, por Joe Strummer, pela Pyramid Stage, pelos Radiohead, pelo The Tor, pelo Jay-Z, etc.



O vídeo está disponível no BBC iPlayer, mas só até dia 27 de Junho, Pessoas: AQUI .


# Site do Festival de Glastonbury

Posted by por AMC on 21:32. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Sugestão de palco: três ideias do Festival de Glastonbury 2010"

Leave a reply