Cerimónia de reinauguração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Presidente Lula, com o governador Sergio Cabral e o prefeito Eduardo Paes na reinauguração do Theatro Municipal. foto: Ricardo Stuckert
Durante cerimónia de reinauguração do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o presidente Lula destacou a importância da valorização da capital fluminense. Para os investidores que apostaram na reforma do Theatro Municipal, Lula disse estar certo que: ”A história haverá de reconhecer em vocês os cidadãos brasileiros que tiveram coragem e ousadia de colocar a mão no bolso para promover a reforma”. Segundo o presidente, é inaceitável que “um governante permita a destruição do teatro”. Ele argumentou que o País não pode prescindir de um metro quadrado de espaço cultural, pois “é através da cultura que vamos construir uma sociedade mais justa e humanista”.
Ouça aqui a íntegra do discurso do presidente Lula.
Na abertura da festa de inauguração, a Orquestra Sinfónica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro tocou o Hino Nacional tomando por base as partituras originais que foram encontradas no prédio. Em seguida, a actriz Marieta Severo chamou a exibição de um vídeo que contou a história do teatro.
Depois, Marieta conduziu ao palco os executivos das empresas investidoras, além do ministro da Cultura, Juca Ferreira; do prefeito do Rio, Eduardo Paes; do governador fluminense, Sérgio Cabral, e o presidente Lula. Em discursos rápidos, Paes, Cabral e Lula destacaram a importância de entregar o Theatro Municipal à sociedade carioca.
O presidente sublinhou ainda o facto de o Ministério da Cultura, pela primeira vez em 25 anos de existência, estar a liderar um programa que estimula o acesso dos trabalhadores às manifestações culturais. O vale-cultura, segundo destacou, representa um importante instrumento para alavancar o sector. Além disso, o governo trabalha na reforma da chamada Lei Rouanet que visa fazer com que os recursos cheguem a um maior número de produtores culturais.
via Blog do Planalto