|

Sugestão sonora: Hip-hop da Colômbia com os Choc Quib Town




Os ChocQuibTown são uma banda de três elementos, oriunda da costa colombiana do Pacífico. Uma descoberta com poucos meses, aviso desde já, mas que aprecio cada vez mais. Ainda ando, portanto, a tactear o background da banda e a tentar entender-lhes o trabalho mais ao fio.
Aquilo que primeiro me chamou a atenção talvez nem tenha tido propriamente a ver com música. Foi qualquer coisa que vinha com a atitude, uma certa altivez na assumpção de uma miscigenação endémica, orgulhosa de si e do imbricado da sua linhagem. E depois uma estética sem rodeios dea expôr em toda a sua ruidosa exuberância de muitos passados, muitas nuances, heranças e achegas. Creio que foi isso, antes de tudo, que me cativou o ouvido e me rendeu a reverência. Mas depois escuta-se e é toda uma profusão sanguínea que contagia. Procura-se escavar e ir esgravatando por mais e então começa-se a chegar ao palco e à alma que anima a coisa. Por essa altura é a música, sim, a veia grossa da música que passa a interessar de sobremaneira.

Dos quatro videoclips que aqui ficam, confesso que gosto particularmente dos dois primeiros, ainda que os últimos sejam os que mais têm explodido nos palcos e nas rádios, mundo fora.

O primeiro, De donde vengo yo, é quase uma declaração de princípio, a fundamentar o entrelace da banda e a sonoridade buscada. Como os próprios tratam de explicar: «Colombia es un pais plurietnico y multicultural, la diversidad de este se ve en cada una de sus regiones, para la muestra un botòn. Representaciones del Afrika dentro de Colombia y de comunidades mestizas e indigenes, eso tambien es Colombia.»
O segundo, Oro, faixa escolhida para igualmente dar nome ao álbum, é uma crítica ao saque às minas feito durante séculos pelos colonos, um olhar para trás, um resgate feito à história do país sem pudor de revelar o ressentimento que sobreviveu ao tempo, sem esconder a revolta pela delapidação dos recursos naturais de uma terra que era antes de mais dos nativos que lhe pertenciam, e cuja raíz de pertença é acentuada pela escolha do ritmo contagiante do curralao para servir de chão ao tema.

Os dois videoclips são, além do mais, lindíssimos. Toscos e saturados. De cor, de faces, de movimentos, cenários e recantos. Nenhuma agência de turismo do Governo faria melhor se quisesse usar a imagem para colocar a circular um cartão postal ilustrativo das suas gentes.


De donde vengo yo



Oro

O trio transbordou as fronteiras e com ele a mensagem social que assumidamente norteia o hip-hop latino construído em íntima fusão electrónica. Nomeados para os Grammy, são destaque e top de charter em estações conceituadas como a KCRW ou a KEXP. Mas o sucesso não se fica apenas pelos circuitos alternativos mais conceituados. A banda entrou definitivamente na rota dos principais festivais. O showcase que deu recentemente no palco do célebre SXSW (South by Southwest Conferences and Festivals) foi descrito assim pelo Washington Post:

The biggest thrills at SXSW came from an emerging Colombian trio who can sing, rap and trigger dance floor delirium like the Fugees reincarnate. They’re called Choc Quib Town and their new album is a gritty-gorgeous tropical swirl of Latin hip-hop.


Talvez explique a razão pela qual o vídeo que se segue tenha atingido as 165 mil visualizações em pouco mais de uma semana...


Rumble sin pelea

Já agora, para ver e ouvir um pouco dos showcases que passaram por lá: AQUI
# Site oficial SXSW 2010


Somos Pacifico

É curioso observar que o efeito provocado pela música dos CQT não se fica por uma faixa. De festival para festival, rádio para rádio, o interesse em explorar o seu trabalho corre o álbum inteiro e tem dado expressão a praticamente todos os temas, o que não espanta dada a homogeneidade e consistência do disco como um todo, sem cortes nem desequilíbrios. 
Não admira que a National Geographic tenha colocado Oro entre os 12 melhores discos a não falhar à escuta em 2010.
O som dos ChocQuibTown podia, em verdade ser dissecado como uma mescla completíssima dos ritmos tradicionais da Colômbia, como o bunde, currulao, bambazú e aguabajo, emparelhada à herança dos afro descendentes norte-americanos, jamaicanos e cubanos, servida com infusões generosas de hip-hop, reggae, rumba, salsa, flow, songo e guajira e bem regada depois com electrónica.

A prová-lo, quase por graça, mas por não deixar de ser significativo, repare-se no verdadeiro 'melting pot' de keywords que a banda introduz ao lado de cada tema que carrega online:

Video Somos Pacifico hip-hop rap r&b pop world music alternative folk electronic soul blues jazzGospel Soul Funk Jazz Blues Jersey Long Island Columbian Chocquibtown sidestepper salsa rock Talib Nas Jay Z Biggie Notorious Big L Tupac 2Pac Amel Blige Joss Stone Alicia Keys Norah MC Foxy Brown Lauryn Hill Badu Kanye Common Kelly Aaliyah Game Salsa Boogaloo R&B Aaliyah NYC Cali Deuschland German Cumbia Villera Caribbean dutty wine Jamaican dancehall ragga reggaeton Currulao Latina Hip Hop HipHop Rap samba tango sonora sonidera acordeonero norteno duranguense Banda Espana Culcha Candela Side Stepper Colombiana Casino Cubana Boricua Rican Mexicana Bugalu Calena Shakira Beyonce Tropical diwali charanga pachanga hispanic rhythm dance dancing cabaret rueda brasileira JLO Lopez brazilian mayan merengue daddy omar tego celso guasca paisa Mana Africana sexy afro chicano Tupac NWA Kanye Jadakiss New York Mos Def 2Pac Game Cent Rakim LL Michael Cholo Pachuco eastsidaz Jackson Harlem Brooklyn Queens Nelly Snoop Dre Wutang Gang Starr Hi Tek Big L Immortal Ciara Joropo flamenco Punta ecuatoriana DMC Beastie Eminem Mafia Nubian Akon Bone Thugs Ludacris Lavoe Fania Yayo Barreto drumming chicas Yolanda Adams Aventura Wisin Looney Tunes Vallenato neo Timbaland Pharoahe Monch Fat Joe Lil Wayne Chamillionaire SWIZZ BEATZ goyo tostao slow pereira, choco buenaventura prieto raza cuba anabel javeriana universidad calle francia oxmo puccino  

Posted by por AMC on 00:05. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Sugestão sonora: Hip-hop da Colômbia com os Choc Quib Town"

Leave a reply