|

Amazônia e Cataratas do Iguaçu finalistas na eleição das 7 Maravilhas Naturais do Mundo


O site New 7 Wonders divulgou hoje o resultado da votação que elegeu as Sete Novas Maravilhas Naturais do Mundo, e entre elas, estão a Amazônia e as Cataratas do Iguaçu. De acordo com os organizadores, o resultado ainda não é definitivo porque agora os votos serão verificados, validados e depois passarão por uma auditoria.
Os outros locais eleitos são a Baía Halong, no Vietnã; a Ilha Jeju, na Coreia do Sul; a Ilha Komodo, na Indonésia; o Rio Subterrâneo de Porto Princesa, nas Filipinas; e a Montanha da Mesa, na África do Sul. Os locais foram anunciados em ordem alfabética e não por ordem de votação. O concurso recebeu cerca de 1 bilhão de votos.
Inicialmente, foram inscritos 440 locais de mais de 220 países, filtrados em 28 finalistas, depois a 14, e finalmente aos sete vencedores. A organização ressalta que pode haver alguma mudança nos países eleitos com a recontagem de votos.
As Cataratas do Iguaçu, com seus 275 saltos ao longo do rio, é considerada a maior cortina de água do mundo e teve candidatura binacional franqueada pelo Brasil e pela Argentina. A linha fronteiriça entre os dois países passa pela Garganta do Diabo – o maior de seus saltos.
A Amazônia ocupa cerca de 5,5 milhões de quilômetros quadrados que se espalham por nove países na América do Sul. O Brasil tem cerca de 60% da floresta, e o resto está dividido entre o Peru, Equador, Suriname, a Colômbia, Venezuela, Bolívia, Guiana e Guiana Francesa. Nesse ecossistema em perfeita harmonia, que abriga a maior biodiversidade do Planeta, tudo o que se produz é aproveitado de forma eficiente: única árvore pode abrigar mais de 1,5 mil tipos de invertebrados, de formigas a aranhas, de lagartixas a besouros. A floresta guarda ainda um outro tesouro: ela se desenvolve às margens do Rio Amazonas, o maior do mundo em volume de água e também em comprimento.
De acordo com a coordenadora-geral de Regionalização do Ministério do Turismo, Ana Clévia Guerreiro, essa conquista vem somar ao momento positivo de exposição mundial que o país vive com a chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas. “Isso dá visibilidade para o Brasil, e não é só o turismo que se beneficia, mas todas as atividades econômicas que envolvem as belezas naturais”.
Ela também ressaltou que a premiação beneficiará o turismo de todo o país, e não só dos locais escolhidos. “Quando a pessoa vem ao Brasil, ela tem um tempo de permanência maior e deseja aproveitar ao máximo para conhecer o que pode do país. Ela faz um roteiro misto onde tem algo principal que motivou a viagem dela e depois aproveita para conhecer outras coisas”.

* com informações da Telam e da Agência Brasil

# Site oficial: New7Wonders

NOTA: O processo de selecção das Sete Maravilhas Naturais do Mundo (New7Wonders of Nature) iniciou-se em 2007 com a finalidade de criar a lista através de uma votação global. Tem sido liderada pelo canadense-suíço Bernard Weber e organizada pela Fundação New7Wonders, com sede na Suíça e controlada pelo governo. A iniciativa seguiu a New7Wonders of the World, que atraiu 100 milhões de votos de todo o mundo. A votação, iniciou-se no dia 21 de Julho de 2009 e foi encerrada hoje, 11 de Novembro de 2011, dia em que se anunciou também a lista dela resultante.

Cf. também:

Posted by por AMC on 20:23. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Amazônia e Cataratas do Iguaçu finalistas na eleição das 7 Maravilhas Naturais do Mundo"

Leave a reply