Maria do Céu Guerra é homenageada no Brasil
A actriz na peça "A profissão da Senhora Warren", em 2003. foto: Helena Costa
O Festival do Teatro da Língua Portuguesa (FESTLIP) consolida-se no roteiro cultural do Rio de Janeiro com a sua terceira edição, a partir do próximo dia 14, e vai homenagear a actriz e encenadora portuguesa Maria do Céu Guerra.
'O FESTLIP já virou parte da agenda cultural do Rio com um público cativo', disse a idealizadora do festival, a actriz e produtora Tânia Pires, ao destacar que o teatro de língua portuguesa está a ser mais valorizado e com maior projecção.
'Esta é uma edição que consolida o festival, estamos trazendo pela primeira vez um grupo de São Tomé e Príncipe e do Timor Leste. Estamos a realizar um formato mais amplo e hoje o FESTLIP se transformou num movimento com desdobramentos importantes', acrescentou.
Segundo Pires, a partir do festival e das oficinas de teatro itinerantes pelos países de língua portuguesa, hoje já se tem um banco de dados de actores e grupos teatrais dos países lusófonos.
'A nossa missão não é só uma mostra teatral, mas um movimento que efectiva o conhecimento dos países lusófonos com uma cultura tão diversificada e uma expressão muito forte', garantiu.
Neste ano, 15 espectáculos teatrais inéditos serão apresentados durante os 12 dias de festival que vai contar também com exposição de fotografias, palestras, oficinas, mostra gastronómica e uma grande festa que reunirá nomes da música brasileira e de países lusófonos na Lapa, o bairro mais boémio do Rio.
Nesta edição, a convidada de honra será a companhia teatral 'A Barraca', criada em 1976, que apresentará ao público carioca o espectáculo 'Agosto - Contos da Emigração' sob a direcção de Maria do Céu Guerra.
A montagem buscou inspiração na literatura portuguesa para falar sobre a sua própria história, de homens que saíram para conquistar o mundo.
A dramaturgia foi criada a partir de textos de Ferreira de Castro, José Rodrigues Miguéis, Dias de Melo, João de Melo, Manuela Degerine e Olga Gonçalves e aborda as aspirações, frustrações e triunfos dessas pessoas que deixaram Portugal em busca de riquezas para o país.
A cada ano, uma personalidade da lusofonia é homenageada neste festival teatral. Em 2009, a actriz e declamadora brasileira Maria Fernanda e o escritor moçambicano Mia Couto foram os homenageados. Agora, coube a Maria do Céu Guerra ser a figura de destaque.
via Diário de Notícias
# Site oficial do FESTLIP
Posted by por AMC
on 14:51. Filed under
coisas do brasil,
cultura,
mire-se naquelas mulheres
.
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0.
Feel free to leave a response