|

Estão 41 graus em Lisboa

foto: Nelson Garrido

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje a continuação de tempo quente, com céu geralmente limpo, e temperaturas máximas de 41 graus Celsius em Lisboa, 40º em Évora e Beja e 38º em Braga.
Esta manhã há três incêndios activos no país. O território de Portugal Continental está sob alerta de risco de incêndio devido à «subsistência de tempo quente e seco». Este alerta da Autoridade Nacional de Proteção Civil foi activado às 20h de ontem, pela ANPC, e estará em vigor pelo menos até às 20h de amanhã.A Direcção Geral da Saúde decidiu também por isso colocar praticamente todo o país sob aviso amarelo, por considerar que as temperaturas geram riscos para a saúde.
As elevadas temperaturas que estão a fazer-se sentir por todo o país desde sábado passado devem-se, de acordo com o meteorologista Ricardo Tavares, à existência de «uma massa de ar quente» que se encontra localizada sobre o continente, associada a uma corrente de leste, que «impede a entrada de ar marítimo». 




A persistência de temperaturas elevadas levou o Instituto de Meteorologia (IM) a colocar os distritos de Braga e Lisboa sob aviso laranja, enquanto que o resto do continente e Madeira estão com aviso amarelo.
Segundo as previsões do IM, o distrito de Lisboa irá atingir as temperaturas mais altas do país, cerca de 41 graus Celsius de máxima, seguido de Évora e Beja, ambos com 40º.
No norte, Braga deverá atingir os 38º, enquanto que na região centro do país os distritos de Coimbra, Castelo Branco e Portalegre deverão chegar aos 37º.
O distrito de Leiria deverá atingir 36º, Porto e Vila Real 35º e, no sul, irão ser registadas as temperaturas mais baixas, com Sines e Faro a chegarem aos 31º e Sagres aos 29º. 
As elevadas temperaturas que estão a fazer-se sentir por todo o país desde sábado passado devem-se, de acordo com o meteorologista Ricardo Tavares, à existência de "uma massa de ar quente" que se encontra localizada sobre o continente, associada a uma corrente de leste, que "impede a entrada de ar marítimo".
"Nos próximos dias, a generalidade do país deverá manter estas temperaturas", adiantou o meteorologista em declarações à Lusa.
As temperaturas elevadas estão também na origem da decisão da Direcção Geral da Saúde (DGS) de ativar o aviso amarelo em quase todo o país, com exceção para Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Aveiro e Faro. O aviso amarelo da DGS destina-se a alertar para a possibilidade das temperaturas elevadas poderem gerar riscos para a saúde.
Para hoje, o IM prevê céu geralmente limpo e continuação de tempo quente.
O vento soprará fraco (inferior a 20 Km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (25 a 40 Km/h) nas terras altas das regiões norte e centro, e rodando para noroeste moderado (15 a 25 Km/h) no litoral, a norte do Cabo da Roca, durante a tarde.
Relativamente ao estado do mar, na costa ocidental a norte do Cabo da Roca as ondas serão de noroeste com 1,5 a dois metros e com a temperatura da água do mar a rondar os 15º, enquanto que a sul desse ponto as ondas de noroeste terão igualmente 1,5 a dois metros de altura e uma temperatura entre 18º e 19º.
Na costa sul, as ondas de sueste não deverão ultrapassar um metro e a temperatura da água será de 20º a 21º.



Cf. também:
Um escaldão hoje... mil novos melanomas por ano em Portugal

Posted by por AMC on 09:34. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Estão 41 graus em Lisboa"

Leave a reply