|

Seminário discute Direitos Humanos em Manaus

O Seminário Internacional de Direitos Humanos 2010 teve início ontem (22), em Manaus. O evento é promovido pelo Ministério Público do Estado (MPE) e pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
A abertura do Seminário teve a presença da especialista em direitos humanos pelas Nações Unidas e professora-doutora em estudos americanos e convenções internacionais Luz Amparo Villanueva. Durante a palestra, Luz Amparo,
eruana e mora em Buenos Aires, ressaltou a importância de ouvir as minorias que estão integradas na sociedade. A especialista citou o artigo 27 do regimento de políticas públicas da Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê a garantia destes direitos.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Lélio Lauria, acrescentou que esses direitos não são plenamente garantidos por vários factores. “As pessoas reivindicam pouco e, muitas vezes, desconhecem seus direitos em todos os campos, como moradia e saúde, por exemplo”. Lauria aproveitou o momento para anunciar a construção de mais 13 postos avançados de enfrentamento ao tráfico de seres humanos no Estado.
O procurador-geral de Justiça, Otávio Gomes, também presidente do seminário, informou que o evento tem como objetivo estimular que a sociedade pense, repense e discuta os direitos humanos. Já o reitor da UEA, Carlos Eduardo Gonçalves, destacou que cumprimento dos direitos humanos é de responsabilidade coletiva, e que o mais importante é que os direitos sejam garantidos sob a luz do princípio constitucional da dignidade humana.
O seminário segue hoje (23) e termina amanhã (24), no Tropical Hotel, com a participação de outros especialistas na temática e a elaboração da Carta do Amazonas.

publicado no
Globo Amazônia

Posted by por AMC on 21:18. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Seminário discute Direitos Humanos em Manaus"

Leave a reply