|

Acordo Ortográfico: lançamento do conversor 'Lince'


Leio no Portal da Cultura:

A Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, presidiu à cerimónia de apresentação do “Lince”, conversor para a nova ortografia, que decorreu no Palácio Nacional da Ajuda, no dia 7 de Junho.
Trata-se de uma aplicação informática multiplataforma que permite a conversão do conteúdo de ficheiros de texto para a grafia implementada pelo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, contribuindo assim para uma rápida adaptação do público em geral às novas regras do Acordo. O Lince pode ser descarregado e utilizado gratuitamente
O Lince foi integralmente financiado pelo Fundo da Língua Portuguesa, no âmbito dos seus objectivos de promoção da língua portuguesa como factor de desenvolvimento e combate à pobreza através da educação. A comissão de acompanhamento do Fundo da Língua Portuguesa integra representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério das Finanças, Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ministério da Cultura e Ministério dos Assuntos Parlamentares.

Desde 2009 está em vigor oficialmente em Portugal e no Brasil o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AO), sendo esperada a sua rápida adoção por parte de outros países da CPLP. Uma das questões potencialmente levantadas pelo AO tem que ver com a dificuldade e o tempo que acarreta a transição, por parte de instituições e do público em geral, para a nova ortografia. O Lince é uma ferramenta de apoio à aplicação do AO que tem como objetivo fazer face a estas necessidades, permitindo uma rápida adaptação às novas regras ao facilitar a atualização ortográfica de grandes volumes de texto de modo simples. 

O que é o Lince

O Lince converte o texto de ficheiros nos formatos mais comuns para a nova ortografia, gravando o resultado num novo ficheiro com o nome do original, que é mantido, acrescido da indicação de se tratar do ficheiro 'convertido'.
O Lince não é um editor de texto nem um verificador ou corretor ortográfico, e apenas converte texto escrito corretamente segundo os instumentos ortográficos anteriormente em vigor, nomeadamente o Formulário Ortográfico de 1943, seguido no Brasil, e o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1945, vigente nos restantes países da CPLP, segundo as suas revisões de 1971 e 1973, respetivamente.
Tendo sido pensado tanto para o público em geral como para utilizadores com necessidades específicas, como empresas e profissionais que lidam com a língua portuguesa, o Lince oferece uma interface de utilização muito simples e também algumas opções de configuração.

Os formatos suportados são:


O Lince é uma ferramenta de apoio à implementação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que converte o conteúdo de ficheiros de texto para a grafia neste momento a ser introduzida em vários países do espaço da CPLP. Suporta vários formatos e permite converter em simultâneo um número elevado de ficheiros de qualquer dimensão.
Pode ficar a saber mais acerca do Lince na página de apresentação detalhada.
Para usar a aplicação, que é gratuita e de distribuição livre, escolha o instalador adequado:
O Lince exige Java em versão 1.5 ou superior, que pode descarregar aqui.

Cf. também:

via Portal da Língua Portuguesa

Posted by por AMC on 00:50. Filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Acordo Ortográfico: lançamento do conversor 'Lince'"

Leave a reply