|

Reabriram o Terreiro do Paço


Leio no DN:

O Terreiro do Paço, em Lisboa, foi reaberto hoje, depois de no sábado terem sido retiradas as baias (vedações portáteis) que cercavam a praça. O novo piso está agora aberto à utilização da população, explicou fonte da Sociedade Frente Tejo, acrescentando que depois da missa de Bento XVI naquele local, no próximo dia 11, serão colocados os andaimes para se iniciar a recuperação das fachadas dos edifícios da praça.
O objectivo é transformar o Terreiro do Paço numa "praça para utilização das pessoas", diz a mesma fonte, adiantando que as obras não tiveram "acréscimo de custos, nem derrapagens". Esta primeira fase de obras no Terreiro do Paço custou cerca de 20 milhões de euros.
Na segunda-feira passada, o primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou que em breve o Governo começará a concessionar espaços libertados pelos ministérios. Na ocasião, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, afirmou ser "essencial que rapidamente sejam postos a concurso estes espaços que estão libertados por ministérios, de forma a que possam ser ocupados por restaurantes ou por pastelarias". "Queremos ver esta praça invadida por esplanadas onde as pessoas a possam fruir verdadeiramente e onde o Estado possa também encaixar a devida renda pela utilização do seu património", apelou António Costa.
O primeiro-ministro prometeu que brevemente "serão lançados os concursos de concessão dos espaços" libertados pelos ministérios, "para que de uma vez por todas o Terreiro do Paço fique ao serviço da cidade e dos cidadãos".
Segundo José Sócrates, o Governo está já em condições de "fazer as primeiras concessões para que algumas actividades económicas possam instalar-se no Terreiro do Paço".


Por uma razão ou por outra, o Terreiro do Paço ou Praça do Comércio, como também é conhecido, tem passado nas últimas décadas mais tempo vedado a moradores e visitantes do que disponível para usufruto. Lisboa anda há anos às voltas com um dos seus espaços mais emblemáticos, cheia de dúvidas e indecisões, como se não soubesse o que lhe fazer. Já foi parque de estacionamento, já esteve vedado à circulação, já foi palanque de comícios e concertos, terminal de transportes públicos para autocarros e eléctricos fazerem agulha junto ao Tejo, já lá teve rampas para skaters, já lá instalaram a maior árvore de Natal da Europa, enfim!...
O facto é que aquela que é por muitos internacionalmente considerada internacionalmente a mais bela praça da Velha Europa, tem vivido enfaixada em tapumes, esventrada por escavadoras e guindastes, mais parecendo vítima de um bombardeamento nuclear do que lugar nobre de governo da Capital, onde outra o Rei despachava e que posteriormente cedeu lugar aos principais Ministérios da Democracia.
Como se percebe, a obra de intervenção que traz há anos , está longe de se poder considerar concluído, mas a ideia é a seguinte:


Para ver em "Terreiro do Paço: História, Presente e Futuro":
 

Posted by por AMC on 11:51. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Reabriram o Terreiro do Paço"

Leave a reply