|

Deputado rouba gravadores aos jornalistas em pleno Parlamento


Versão alargada do vídeo aqui.

Ricardo Rodrigues, não gostou do rumo que levava a entrevista que dava à revista Sábado numa sala da Assembleia da República. A dada altura levantou-se, virou costas aos jornalistas e deixou-os a falar sozinhos, mas antes meteu ao bolso os gravadores e levou-os consigo. Cá fora, os jornalistas ainda tentaram reaver o equipamento que lhes fora roubado dentro do próprio Parlamento, mas Ricardo Rodrigues recusou a devolução dos aparelhos e das gravações que continham.
Além de debitar umas quantas considerações de ética aos jornalistas a quem roubou os gravadores, o debutado avisou-os que ia interpor uma providência cautelar para impedir a publicação do material. A revista Sábado apresentou queixa por furto e ofensa à liberdade de imprensa.
É que aconteceu de a entrevista também estar a ser gravada em vídeo e, portanto,  tanto a conversa como o roubo dos gravadores terem ficado devidamente registados e, portanto, estarem aí para contrapor à justificação que o deputado veio depois dar, alegando ter sido vítima de «violência psicológica insuportável» e «construída sobre premissas falsas».
Teve sorte a revista Sábado porque o deputado não se lembrou desse "pormenor", ou o prejuízo teria sido ainda maior. Olha se além dos gravadores lhe dava para roubar também o tripé, a máquina do fotógrafo e a câmara de vídeo?!...
Nunca tal se tinha visto por cá. Se a moda pega estamos desgraçados. O melhor é começar a fazer com o material de trabalho o que se faz com as carteiras Harley-Davidson e arranjar umas correntes para prender câmaras, gravadores, microfones e máquinas fotográficas, que é para ver se não vão parar a outro bolso, caso a reportagem não corra de feição a alguém.

Ironicamente, o protagonista deste episódio inédito é o mesmo deputado que tem sido um dos principais porta-vozes do PS para a área da Justiça, escolhido pelo partido para conduzir, nomeadamente, o tema do combate à corrupção nos debates parlamentares que têm tido lugar.

É uma pena o delay de 48 horas desta sua outra performance no Parlamento. Este ano Ricardo Rodrigues já não vai a tempo de integrar a Lista dos Predadores da Liberdade de Imprensa porque, por coincidência (ele há destas coisas, imagine-se!), a Repórteres Sem Fronteiras acabou de a anunciar. Mas, a continuar assim, vai bem lançado e o seu nome tem fortes possibilidades de vir a integrar o próximo ranking.

Posted by por AMC on 21:37. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Deputado rouba gravadores aos jornalistas em pleno Parlamento"

Leave a reply