Reportagem da SBT sobre pedófilia na Igreja brasileira
Esta noite estive a assistir a uma reportagem no programa do Roberto Cabrini, que estreou na SBT na semana passada. É um trabalho com imagens fortes e uma linha de investigação dura que me deixou a pensar no tipo de reservas e debates que suscitaria se tivesse sido conduzido e emitido na televisão portuguesa, ao invés da brasileira.
Alguns jovens acusam padres do Nordeste brasileiro de os terem sujeito a abusos sexuais continuados. Mais: divulgaram imagens de vídeo que alegam ter gravado para fazer prova e sustentar a denúncia.
Hesitei em falar da reportagem aqui. O que vi levantou-me muitas perguntas. De toda a ordem, devo dizer. Deixou-me a pensar. No caso em si. No seu enquadramento na realidade social e cultural brasileira – profundamente crente, predominantemente católica – e na do Nordeste, em particular. No contexto ideológico da Igreja. Nos escândalos ético-morais que têm vindo a público e neste momento tanto embaraçam o Vaticano. Na reportagem. No jornalismo e nos códigos deontológicos da profissão. Nos métodos e nas técnicas usadas. Na abordagem. Na investigação. Nos meios e recursos que se disponibilizam para a tornar viável. Como disse, traz-me ainda a pensar. Mais que não seja por isso, fica aqui o apontamento para a reportagem da SBT.
Sinopse
Arapiraca, duzentos mil habitantes, a segunda maior cidade do estado de Alagoas. Como em tantos lugares do interior do país, a igreja exerce colossal influência na vida da comunidade. O padre é um dos religiosos mais conhecidos na região, Monsenhor Luiz Marques Barbosa. De seus oitenta e dois anos, cinquenta e oito são de sacerdócio e vinte à frente da Paróquia de São José. Mesmo aposentado continua celebrando missas e casamentos pelo enorme prestígio. Camisetas foram vendidas para arrecadar dinheiro para a construção de uma casa para ele. Os fiéis de Arapiraca o enxergam como um verdadeiro santo. Agora um jovem, hoje com 20 anos, divulga um vídeo explícito e acusa-o de o ter forçado a manter uma relação que durou vários anos, quando era apenas uma criança com 12. Além do Monsenhor, outros dois padres conceituados são acusados de assédio e práticas sexuais com menores.
Abusos ou relações homossexuais consentidas? Padres em pecado ou garotos atrás de dinheiro? Padres e coroinhas [acólitos]...um relacionamento atrás da sacristia.
Pedofilia: Sexo, Intrigas e Poder, reportagem de Roberto Cabrini, emitida pelo SBT a 11.03.2010
Parte 1 | Parte 2
# Site oficial do programa
Posted by por AMC
on 11:23. Filed under
coisas do brasil,
coisas que dão que pensar,
ESPUMAS,
essa coisa de viver em sociedade,
vídeos
.
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0.
Feel free to leave a response