Anna Ly - Indío fala tupi-guarani
Em Dezembro de 2007, Anna Ly lançava um livro infantil delicioso que reunia a sua experiência de anos como educadora musical e as múltiplas investigações que realizou nessa área. Chamou-lhe Desenrolando a Língua – Origens e histórias da Lingua Portuguesa falada no Brasil e juntou-lhe uma mão cheia de canções igualmente irresistíveis.
O trabalho foi apresentado em 2008/09 na Feria de Santi Jordi de Libros y Flores e também na Escuela Oficial de Idiomas de Barcelona.
Fica uma faixa desse trabalho para alegrar a manhã de Sábado.
# MySpace
Anna Ly lança livro e CD Desenrolando a Língua
Completando 20 anos de carreira artística, a cantora, compositora e instrumentista mineira Anna Ly, lançará nos dias 1o e 4 de dezembro o seu mais novo trabalho “Desenrolando a Língua”. Trata-se de um projeto que Anna Ly se dedica a cinco anos, com muita pesquisa e estudo sobre a história e formação da língua portuguesa falada no Brasil e que resultou um livro e um CD dirigido ao público infanto-juvenil.
“Este trabalho é o resultado de uma pesquisa, de um assunto que me atrai muito – as línguas. Apesar de não me considerar uma especialista, as diferenças e diversidade das línguas, sempre me chamaram atenção, inclusive em alguns dos meus shows interpreto canções em italiano, francês, latim, inglês e português”, diz Anna Ly.
O livro narra de maneira divertida e numa linguagem cativante a história de Lu, uma menina que adora ler e que um dia encontrou três dicionários. Veja parte da narração do livro:.... um dia desses, Lu começou a folhear três dicionários que encontrou na estante do pai: um da língua Tupi, falada pelos índios que viviam no Brasil antes da chegada dos portugueses; outro de uma língua chamada Latim, que quase ninguém fala mais; e uma outra tal de língua Nagô, que alguns povos da África ainda falam até hoje....
Além da edição do livro que tem projeto gráfico e ilustração de Estevão Machado e revisão de textos de Sávio Grossi, Anna Ly lança um CD onde reúne canções de domínio público e composições inéditas, de sua autoria, com letras divertidas e ritmos dançantes, de forma a motivar nas crianças o interesse por conteúdos essenciais da nossa cultura, evitando os padrões estereotipados da música infantil oferecidas pela mídia convencional.
No projeto livro e CD "Desenrolando a Língua", Anna Ly apresenta uma lúdica narrativa das origens da língua falada no Brasil, que é oficialmente nomeada de "Língua Portuguesa" em sua remota matriz latina, mas que adquire autonomia de "Língua Brasileira" ao incorporar expressões dos idiomas ameríndios e dos diversos troncos linguísticos africanos, além de estrangeirismos (franceses, espanhóis, italianos, ingleses, etc) definitivamente agregados ao nosso vocabulário popular.
Toda a história é conduzida sem a pretensão de rigorosa pesquisa científica, mas com intenção de demonstrar, em formato didático e interativo, que a língua de um povo está sempre em movimento, transformando-se em sintonia com o tempo, o espaço e o quadro social. Nas letras das músicas, Anna Ly surpreende ao pontuar, com provocante bom-humor, vocábulos agregados à nossa língua escrita e falada a partir do Latim clássico e vulgar, do Grego, do Tupi-Guarani, dos dialetos africanos, das línguas neo-latinas e de outras influências lingüísticas originadas em nações cultural e geograficamente distantes do Brasil.
via Overmundo