Sugestão de leitura: "As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy"
A editora Tinta da China acaba de lançar As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy. A sinopse da história, tal e qual consta no prefácio escrito por John Landis:
O livro é a história maravilhosamente ilustrada e bem contada de um distribuidor de pizzas chamado Eurico e das suas aventuras numa Lisboa infestada de monstros. A sua moto é roubada (e o seu trabalho a distribuir pizzas depende dela!), o que o obriga a recorrer aos serviços de Dog "Investigador do Oculto" Mendonça. A eles junta-se Pazuul, uma menina que não é o que parece, e a cabeça de uma Gárgula que fala pelos cotovelos. Entretanto, as crianças de Lisboa estão a ser raptadas durante a noite! Sob as ruas da cidade, o pior de todos os monstros está a trabalhar arduamente para levar a cabo o seu plano maléfico. Quem será ele? Bem, suponho que vão ter mesmo de ler para descobrir...
As ilustrações são do argentino Juan Cavia. O autor é o Filipe Melo, uma figura apaixonante do panorama contemporâneo das artes em Portugal. E sim, estou a falar do mesmíssimo Filipe que não só é um excelente pianista de jazz, responsável pelo Hotclube, mas que também realizou «o mais bem sucedido filme de zombies português» e ainda conserva os galões e a destreza de antigo hacker português.
Para quem ainda o desconhece, e por ser um lapso inadmissível a corrigir urgentemente, deixo aqui no Conexão uma brevíssima apresentação.
Sobre Filipe Melo
Nascido em Lisboa, Filipe Melo foi detido e interrogado aos 15 anos por pirataria informática. Optou então por se dedicar ao piano, ficando desde cedo interessado no jazz e na improvisação. Desde então, a sua vida centra-se na música e no cinema, tendo tocado com inúmeros músicos de jazz portugueses. Estudou no Hotclube de Portugal e no Berklee College of Music, em Boston. Foi vencedor do prémio Villas-Boas e do prémio revelação do site JazzPortugal.
É também professor e arranjador, tendo trabalhado ou tocado com músicos e grupos como Camané, Carlos do Carmo, Donald Harrison Jr., Jesse Davis, Sheila Jordan, Paulinho Braga, Swingle Singers, Martin Taylor, Perico Sambeat, Herb Geller, Orquestra de Jazz do Hotclube, Orquestra Metropolitana, entre muitos outros. Conta com mais de 12 discos gravados, entre trabalhos como líder e colaborações.
O seu hobby e a sua maior paixão é o cinema: em 2003, fundou O Pato Profissional, uma produtora dedicada ao género fantástico. Produziu, escreveu e realizou vários projectos de culto: «I’ll See You In My Dreams», vencedor do Fantasporto 2004 e de 12 prémios internacionais, e «Um Mundo Catita», uma série de televisão exibida na RTP. Realizou ainda videoclips e documentários.
Actualmente, é membro da direcção do Hotclube de Portugal. Frequenta um mestrado na Escola Superior de Música, lecciona Piano e Harmonia na Universidade de Évora e na Universidade Lusíada e mantém a agenda ocupada a tocar piano com vários grupos enquanto prepara novos projectos de cinema, música e BD..
# Blog | Fan Site