|

Conversando com Zuenir Ventura sobre a inveja


A inveja é o mais secreto dos sete pecados mortais. O escritor brasileiro Zuenir Ventura investigou o pecado que ninguém assume, compara-o com um cancro e vem explicá-lo, na conversa com Carlos Vaz Marques, numa altura em que é reeditado em Portugal o livro «Inveja – Mal Secreto».

Para escutar aqui




Inveja - Mal Secreto
Zuenir Ventura
Romance   268 páginas Editora Objetiva
Colecção Plenos Pecados
Capa e projeto gráfico: Victor Burton
Ilustração da capa: Luiz Zerbini

Um livro sobre o mais brasileiro dos pecados

"O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde." Pois foi justamente sobre este pecado tão complexo que se debruçou o  jornalista Zuenir Ventura durante quase dois anos. Em "Mal Secreto", o primeiro volume da coleção Plenos Pecados, da Editora Objetiva, que chega às livrarias em sofisticada edição, o autor convida o leitor a um mergulho no universo daquele que foi apontado, numa pesquisa exclusiva, entre os brasileiros, como o mais conhecido dos pecados capitais.
Com uma narrativa envolvente, acompanhamos o autor em sua árdua missão - a de revelar algumas facetas desse pecado inconfessável. Nesta trajetória cercada de surpresas e revelações pessoais, Zuenir compartilha com o leitor todo o making of de seu livro. De um bate-pernas por dezenas de livrarias de Paris para a compra de uma publicação rara sobre o tema aos bastidores de uma pesquisa de opinião e uma série de entrevistas e visitas a consultórios de psicanalistas, igrejas e terreiros de umbanda, somos convidados a participar de um inusitado jogo com ingredientes de um bom filme de suspense.
Zuenir esbarra em histórias e relatos fascinantes de amor, medo e morte. Logo somos apresentados a "Kátia", uma jovem perturbadora e voluptuosa que o autor conhece num terreiro de umbanda da Baixada Fluminense. Seguindo a trilha de Kátia, protagonista de uma instigante trama de inveja com conseqüências trágicas, enveredamos por caminhos insuspeitos e acompanhamos, cada vez mais envolvidos, os seus passos, sem sabermos exatamente onde vão dar. No final, cabe ao jornalista abandonar sua posição de um simples narrador - que se deixa levar pelos acontecimentos - e assumir o papel de investigador, elucidando o mistério.


Livro de Zuenir Ventura sobre a Inveja
abre coleção Plenos Pecados 


"Mal Secreto" é o primeiro volume de uma série tentadora: a coleção Plenos Pecados. Sete livros diferentes, sete autores talentosos, cada um deles escrevendo sobre um vício capital: inveja, luxúria, avareza, preguiça, ira, soberba e gula. Um convite à reflexão - e também ao prazer.
Temas que fascinam e aprisionam os homens, ao longo de séculos, os pecados serão analisados, nesta coleção, sob um ponto de vista contemporâneo e libertador - o que deles permanece, como noção de ofensa e erro, em nosso imaginário? que limites traçam, até onde nos desafiam? como oscilar, sem culpa e medo, entre a condenação e a celebração do pecado?
Para esta coleção foram todos cuidadosamente escolhidos - os autores e seus pecados. O jornalista e escritor Zuenir Ventura abre a coleção com seu livro sobre a inveja. O escritor e roteirista José Roberto Torero escreve sobre a ira. Luís Fernando Veríssimo assina um romance sobre a gula. João Ubaldo Ribeiro escolheu a luxúria e João Gilberto Noll, a preguiça.
Fechando a coleção, dois escritores latino-americanos não brasileiros: o argentino Tomás Eloy Martinez escreve sobre a soberba e o chileno Ariel Dorfman sobre a avareza.
Plenos Pecados tem projeto gráfico de Victor Burton, com imagens de artistas plásticos criadas especialmente para a coleção. Neste volume, a ilustração "Inveja" é assinada por Luís Zerbini.

* Zuenir Ventura é jornalista e professor universitário há quase 40 anos. Trabalhou como repórter, redator e editor em vários jornais e revistas. Ganhou o prêmio Esso de Reportagem e o Prêmio Wladimir Herzog de Jornalismo em 1989. É autor dos best-sellers "1968, O Ano que não Terminou" e "Cidade Partida". Atualmente é colunista semanal do Jornal do Brasil.

via Editoras 

Editor: Editora Planeta

Sinopse
Aos navegantes. Aos que pretendem empreender essa viagem, o autor pede que levem consigo, para o caso de se perderem, três distinções básicas: ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é não querer que o outro tenha. E que prestem atenção: a inveja é um vírus que se caracteriza pela ausência de sintomas aparentes. O ódio espuma. A perguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde.


A lista de outras entrevistas em arquivo:

Posted by por AMC on 10:28. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Conversando com Zuenir Ventura sobre a inveja"

Leave a reply