Agora é oficial: taxa de desemprego em Portugal atinge pela 1ª vez os dois dígitos
Segundo números hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego no quarto trimestre de 2009 situou-se nos 10,1%, valor acima dos 7,8% registados um ano antes e dos 9,8% do trimestre anterior.
De acordo com o INE, no 4º trimestre, a população desempregada foi estimada em 563,3 mil indivíduos, correspondendo a um acréscimo de 28,7 por cento face ao trimestre homólogo de 2008 e a um aumento de 2,8 por cento em relação aos três meses anteriores.
(...) No conjunto do ano, a população desempregada situou-se nos 528,6 mil indivíduos, aumentando 23,8 por cento em relação ao ano anterior (101,5 mil indivíduos).
O valor da população desempregada em 2009 [fica], em termos médios anuais, acima dos valores encontrados em 2008 (427,1 mil desempregados), 2007 (448,6 mil desempregados) e 2006 (427,8 mil desempregados)..
via O Público
Face a estes números, merece total apreensão constatar que:
- este é o valor mais alto desde 1983
- o aumento é generalizado em todas as regiões do país
- o desemprego atingiu todas as faixas etárias, sobretudo quem tem mais de 35 anos
- há mais mulheres no desemprego do que homens
- aumentaram os desempregados com a escolaridade obrigatória completa
- aumentaram os desempregados nos sectores da indústria, construção, energia e água e dos serviços
- aumentaram os desempregados há um ano ou mais
Começaram a procurar-se reacções de economistas, analistas, comentadores e outros especialistas. Parece que a conclusão é unânime: Desemprego vai continuar a subir em 2010
[ACTUALIZADA]
Regresso a este post porque, entretanto, somaram-se mais duas 'descobertas' que confesso ter alguma dificuldade de cruzar com a notícia sobre a Taxa de Desemprego em Portugal.
A saber:
- Ministro afirma que contrato com universidades permite mais 100 mil diplomados em quatro anos – questão: com vista ao quê??
- Aquisição de nacionalidade portuguesa quadruplica – questão: em nome de quê?
Posted by por AMC
on 13:04. Filed under
ESPUMAS,
o estado da nação
.
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0.
Feel free to leave a response