|

15 grandes álbuns que completam 15 anos

15 allbuns - 15 anos
15 allbuns - 15 anos

15anos3

O tempo passa... uma triologia para ler:

Quando eu era adolescente jamais imaginaria que um dia iria começar uma conversa com “há 15 anos atras eu…” afinal, 15 anos parece muito tempo. E é. Basta ver o numero de coisas que aconteceram de 1994 pra cá. Talvez, algumas das pessoas que estejam lendo isso nem eram nascidas ou ainda não sabiam sequer fazer conta com doi digitos.
Eu, há 15 anos, era uma adolescente de 18. Nem fazia idéia que estava sendo testemunha ocular de momentos realmente historicos pra a já conturbada história da música. Apenas hoje, em 2009, consigo ver o quão importantes foram alguns lançamentos que, ao meu bel prazer e preferencia faço questao de destacar. A lista que idealizei é composta de 15 clássico, mas para evitar aqueles posts sem fim, decidi dividir em três partes. Eis a primeira:

1.Unplugged in New York -Nirvana

Unplugged in New York - Nirvana - 1994
Data de lançamento: 1º de novembro de 1994
Hits: por ser uma compilação, praticamente todas as músicas do álbum já eram conhecidas, embora houvessem diversos covers que, posteriormente, se transformaram em arroz-de-festa das paradas de sucesso como, por exemplo, Where did you sleep last night.
Porque ele é histórico: Só o título já responde a pergunta: O ícone grunge de Seattle faz um show acústico para a MTV em Nova Iorque. Algo surreal até mesmo para quem organizou a parada. Segundo Alex Colleti, um dos participantes da produção do Unplugged, era um sonho fazer algo deste tipo com Kurt. Para isso era necessário dar um telefonema e saber se o cara topava ou não. Para o espanto de todos ele topou sem muita resistência. Certamente um dos álbuns mais marcantes da galeria Unplugged MTV. Foi gravado em 18 de novembro de 1993 ou seja, cinco meses antes Kurt de cometer o suicidio.



2. Superuknown – Soundgarden

Superunknown - Soungarden
Data de lançamento: 8 de março de 1994
Hits: Black Hole Sun, Spoonman, Fell on Black Days, Superunknown, My wave e The day I tried to live.
Porque ele é histórico: Soundgarden era uma banda que existia desde 1984. Com um som pesado e que não se encaixava nos modelos comerciais, o bando liderado por Chris Cornell fazia seu som. No inicio dos anos 90 o planeta percebeu que, em Seattle, uma cena musical muito interessante estava se formando e o Soundgarden fazia parte dele. Porém foi com o lançamento do super premiado Superunknown que a banda foi catapultada para o mundo. A Soundgarden durou até 1997 e 12 anos depois há rumores de uma possivel volta, embora, Chris Cornell transfira essa possibilidade para apenas alguns lançamentos em comemoração ao baita legado da banda.

3. Voodoo Lounge – Rolling Stones

Voodoo Lounge
Data de lançamento: 11 de julho de 1994
Hits: Love Strong, You Got me rocking, Out of tears e I go wild.
Porque ele é histórico: Porque é o primeiro álbum de estúdio dos Rolling Stones da década de 90, além de ser o primeiro sem o baixista Bill Wyman que debandou em meados de 1992. Quando foi lançado, saiu do forno direto para o primeiro lugar da parada britânica, feito não alacnaçado pelo grupo desde 1980.

4. Crossroad – Bon Jovi

crossrad bon jovi - 1994
Data de lançamento: 18 de outubro de 1994
Hits: todos. Incluindo as inéditas Always e Someday I’ll be saturday night. A coletânea trazia ainda Blaze of Glory, do trabalho solo de Jon Bon Jovi e a versão acústica para Living on a prayer chamada Prayer ‘94.
Porque ele é histórico: A Bon Jovi era uma baita banda de hard rock farofa em meados dos anos 80. Altas tours, alta grana e alto sucesso. Lá pelas tantas, no final da década, decidiram dar um tempo. Os integrantes trabalharam em projetos solos e ninguém sabia se iriam voltar ou não. Mas em 1992 a banda volta com o álbum Keep The Faith, mais forte do que nunca. Dois anos depois, lançam a coletânea CrossRoads, primeira e até o momento, única coletânea oficial a banda. Um sucesso que reafirmou o quanto eles estavam a fim de passar a década fazendo o que sabiam. Foi nesta mesma época que a Bon Jovi mexeu em sua clássica formação: sai Alec Such e entra Hugh Mcdonald no baixo.

5. Grace – Jeff Buckley

Jeff Buckley - Grace
Data de lançamento: 23 de agosto de 1994
Hits: Hallelujah, Last Goodbye, Grace, So real, Eternal life
Porque ele é historico: porque é o único álbum lançado por um cara que, com apenas um disco, se tornou em um dos músicos mais geniais e reconhecidos da história da música. Uma carreira que durou pouco tempo já que em maio de 1997 seu corpo foi encontrado nas margens de um rio de Nova Iorque. Considerado um dos melhores álbuns da história da música, o lançamento fez de Buckley um mito cultuado até os dias de hoje, sobretudo na Europa e Estados Unidos. E fez de Grace um álbum cult. Tanto que os seus 15 anos está sendo comemorado com o lançamento de dois box especias, Grace around the world. Recomendo fortemente.

Depois de 30 segundos de comercial sem noção, o clipe.
via Hit Na Rede

Posted by por AMC on 19:49. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "15 grandes álbuns que completam 15 anos"

Leave a reply