|

'À Noite, o Mundial': a melhor abordagem media para quemm quer acompanhar a Copa do Mundo de 2010


Faça Portugal o que fizer, seja lá qualfor o desempenho da selecção nacional e o nosso caminho na competição, é o melhor spot para acompanhar o diário da Copa do Mundo: À Noite, o Mundial.
Um programa do Carlos Daniel e do meu caríssimo Álvaro Costa, numa parceria feliz da RTP e da Antena 1.

# Site oficial | Facebook

[ACTUALIZADO]

Acrescentei o link para o Facebook do programa, onde a conversa rola boa, divertida e inteligente, recheada de apontamentos 'bem metidos', a esgalhar múltiplas e muito interessantes saídas de diálogo entre o futebol e o muito mais que para além dele existe, como a música, o riso, a publicidade, as culturas do mundo e as suas mais diversas facetas, abordagens e manifestações. Diferente e com uma outra dinâmica na construção da malha por onde se vão ligando as transmissões dos jogos, os resumos, as entrevistas, os relatos e reportagens dos enviados especiais aos estádios e entornos da África do Sul.
Em poucos dias a comunidade já leva quase 18 mil inscritos, com a particularidade de agregar imensas internautas-mulher, coisa rara quando o foco do assunto é o futebol. Incansável, o Álvaro Costa, que se ocupa da articulação à 'bancada virtual' (escrevia ele ainda há pouco no Facebook: «Estamos a chegar aos 18.000! Esta manhã vou estar no Força Portugal e levo o portátil da RTP...»), deixando para o Carlos Daniel a 'bancada de estúdio', com comentadores residentes, especialistas, convidados e demais protagonistas da bola.

Uma aposta de interactividade bem conseguida o que, até ao momento, é uma honrosa excepção e novidade nos media portugueses. O segredo? Apostar nas novas tecnologias a sério: com objectivos claros e um compromisso mais edificante do que simplesmente marcar presença nas redes sociais. Como é que isso se faz? Simples: percebendo que nada cresce sem ser correcta e eficazmente alimentado. Porque os mecanismos automáticos são interessantes, mas os utilizadores precisam de muito mais para reagir e corresponder. E acontece que o utilizador web não se ilude com a facilidade com que tantas vezes se crê. Mesmo tendo o computador com escudo de permeio distingue claramente quando é que do outro lado está gente ou um mero despejar de feeds programados. É que, na Aldeia Global – e apesar do que se diz e especula por aí – ainda continuamos a preferir pessoas e a não gostar mesmo nada de 'falar para o boneco'.

Posted by por AMC on 02:17. Filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "'À Noite, o Mundial': a melhor abordagem media para quemm quer acompanhar a Copa do Mundo de 2010"

Leave a reply