|

E por falar em museus polémicos e polémicas sobre museus...

(clique aqui se não conseguir visualizar o vídeo)


A semana tem sido agitada no mundo dos Museus da capital. Primeiro foi confirmação pública, por parte da tutela, de que o Ministério da Cultura vai sofrer uma cativação de 20% da dotação para o PIDDAC deste ano e de que os cortes orçamentais vão afectar todos os organismos, não sendo portanto de supor que o Instituto dos Museus e da Conservação seja excepção e escape às medidas de contenção e austeridade decretadas. Depois foi a notícia da criação de um pólo museológico sobre os Descobrimentos e a Expansão Portuguesa na ala do Mosteiro dos Jerónimos, deixada vaga pela transferência do Museu Nacional de Arqueologia para a Cordoaria Nacional, na Junqueira e a garantia de que afinal o Museu da Marinha não vai ser extinto, como se temeu depois de ser colocada a circular a ideia vaga e mal explicada de o integrar no futuro Museu da Viagem. Ontem foi o Grupo dos Amigos do Museu de Cordoaria a anunciar que suspende a acção judicial interposta contra o Estado, mas insistindo em pedir esclarecimentos sobre a sua transferência. Hoje – no mesmo dia em que os três partidos de esquerda, PS, BE e PCP chumbaram a suspensão da obra do TGV – é a notícia da aprovação pela oposição das recomendação do BE e PCP para suspender imediatamente a construção do novo Museu dos Coches.
Está agora a fazer uma ano que, por ocasião da celebração do Dia Internacional dos Museus, o Câmara Clara da RTP 2 dedicou um programa à polémica que já então rodeava o novo Museu dos Coches. Chamou para a conversa os argumentos favoráveis de José Miguel Júdice, ex-gestor da Frente Ribeirinha de Lisboa e subscritor do abaixo-assinado a favor do novo museu, e os argumentos contrários de Raquel Henriques da Silva, historiadora de arte, museóloga e primeira subscritora do abaixo-assinado contra o novo museu.
As perspectivas e ideias em debate não podiam ser mais actuais. Numa altura em que já tanto se disse e desdisse e em que o tema se transformou num novelo emaranhado onde já poucos sabem onde páram os fio que podem ajudar a desenrolar a meada, talvez valesse a pena voltar um pouco no assunto.
Aqui fica, portanto, no Conexão a reprise dessa emissão do Câmara Clara.


Posted by por AMC on 18:16. Filed under , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "E por falar em museus polémicos e polémicas sobre museus..."

Leave a reply