|

Câmara dos Deputados discute hoje o roubo de água na Amazônia



As denúncias de roubo de água nos rios da Amazônia serão discutidas hoje durante audiência pública da Comissão da Amazônia e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O requerimento para debater as denúncias foi apresentado pelo coordenador da Bancada do Amazonas, deputado Lupércio Ramos (PMDB). Segundo o deputado, navios-tanque estariam enchendo seus porões com água em rios da Amazônia para engarrafamento na Europa, Oriente Médio e até na China.
A principal vantagem do tráfico de água doce seria de ordem económica, já que o tratamento do metro cúbico ficaria em cerca de R$ 1,40 enquanto que a dessalinização das águas oceânicas supera R$ 2,60. Além disso, em muitos países são cobradas altas taxas pela utilização de águas de superfície, de aquíferos e de rios, notadamente na Europa.
Confirmaram presença o diretor geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, representantes do Ministério do Meio Ambiente, das Forças Armadas e da Agência Nacional de Águas (ANA). O ministro da Defesa, Nelson Jobim também foi convidado.
A audiência pública tinha como posposta esclarecer casos de hidropirataria no norte do país, mas nada ficou confirmado. Todos os presentes alegaram falta de denúncia formal. A advogada, Ilma Barcelos, do Espírito Sato, mostrou artigos que segundo ela comprovam o furto de águas na Amazônia. Mas, admitiu a inexistência da formalização das denúncias.

Posted by por AMC on 11:00. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Câmara dos Deputados discute hoje o roubo de água na Amazônia"

Leave a reply