Durão Barroso, o 'carioca da gema'
Ver vídeo: link
Durão Barroso está de visita ao Rio de Janeiro, na mui digna qualidade de presidente da Comissão Europeia. E, qual Sócrates a falar 'portunhol' em Espanha, eis que – como o vídeo bem demonstra – surpreende tudo e todos falando 'portuleiro' no Brasil.
Mercê, quiçá, desse sentimento nacional (tão inefável como a 'saudade'!) – e a que o Primeiro-ministro atreveu a definição pioneira de «este nosso gosto pelas línguas» – eis Durão Barroso a dar mostras de um talento que lhe desconhecíamos e que provavelmente só desabrochou em Bruxelas. Repare-se no balanço do sotaque, num certo jeitinho todo 'verde e amarelo' de lançar as frases, acentuar as palavras e entoar a pontuação.
No demais o vídeo também não deixa de ser imperdível: mostra um Durão versátil, muito para além da vénia de circunstância e do oficioso aperto de mão: ele é Durão de beca académica, Durão em mangas de camisa a trepar à favela Pavão Pavãozinho, Durão de tambor ao pescoço em plena batucada, Durão a apontar a biqueira e a chutar para golo, Durão agachado à terra a semear novos canteiros... enfim, em suma (e parafraseando a sua própria esposa), é um cherne bem mais exótico, este que por estes dias andou pela costa da Cidade Maravilhosa, sempre ao lado do perfeito Cabral.
Durão Barroso visita o Rio de Janeiro
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, será homenageado esta quinta-feira com o título de Doutor Honoris Causa por uma das maiores universidades privadas do Rio de Janeiro, anunciaram fontes da organização.
A homenagem será concedida pela Universidade Estácio de Sá, num reconhecimento pelo trabalho do ex-primeiro ministro de Portugal "em promover a integração europeia, bem como a paz entre diferentes povos e culturas".
Em visita oficial ao Brasil, onde participou quarta feira da IV Cimeira Brasil-União Europeia, Durão Barroso se reúne esta sexta-feira com José Serra, ex-governador de São Paulo e candidato oposicionista nas presidenciais deste ano.
O encontro decorre dias depois de Durão Barroso ter recebido Dilma Rousseff, candidata governista nas presidenciais, em Bruxelas.
Na sexta feira, Durão Barroso visitará um projeto de segurança pública, numa favela da cidade, acompanhado pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
O presidente da Comissão Europeia participará ainda de uma homenagem promovida pela comunidade portuguesa local, numa receção na Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria.
Falta de segurança compromete investimentos estrangeiros
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse esta sexta-feira que a falta de segurança pública pode afetar negativamente o potencial do Brasil para atrair investimentos estrangeiros.
"A questão da segurança é vital porque algumas das reticências (na hora de investir) têm sua origem aí, no clima de insegurança", afirmou Barroso, depois de visitar uma favela no Rio de Janeiro.
Em visita oficial ao Brasil, o presidente da Comissão Europeia sublinhou que o país tem "uma grande imagem no exterior" e elogiou as iniciativas das autoridades na área da segurança pública.
Ao lado do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, Durão Barroso visitou a favela do Cantagalo, então dominada por traficantes de drogas, mas que foi ocupada recentemente por polícias, num projeto denominado Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
A comitiva percorreu ruas da favela até ao complexo, inaugurado recentemente, com duas torres e elevadores panorâmicos que ligam o local ao bairro turístico de Ipanema.
Cabral sublinhou que,através da UPP e da construção do elevador, os moradores de Ipanema também beneficiaram do aumento da segurança na região, que contribuiu para que o valor das casas naquela zona subisse cerca de 300 por cento.
"A reabilitação social e cultural que se está realizando aqui é extraordinária", disse Durão Barroso, ao descrever a iniciativa como "um projeto para a paz".
"A ação social e de recuperação está conseguindo que este seja um lugar maravilhoso, quando antes estava sob o poder do tráfico", afirmou o presidente da Comissão Europeia.
No fim da visita, a comitiva assistiu a uma apresentação musical, preparada por crianças e adolescentes da favela, à qual Cabral e Durão Barroso se associaram para tocar tambor.
Durão Barroso, que participou quarta feira, da IV Cimeira Brasil-União Europeia, receberá ainda hoje uma homenagem da comunidade portuguesa local, numa receção na Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria.
via Sic Notícias
