|

Especialistas dizem que jovens licenciados portugueses «não servem para nada»

Leio na Agência Financeira:

A maioria dos jovens licenciados portugueses «não serve para nada». É assim que alguns especialistas, presentes num seminário da Universidade Católica do Porto sobre o futuro do ensino superior, definem as capacidades dos licenciados portugueses que estão agora a chegar ao mercado de trabalho.
«Salvo raras exceções de alunos que à partida não precisavam da universidade, a maior parte do perfil ainda continua a ser de funcionário, ou seja, pessoas com reduzida capacidade de autonomia», disse à Lusa José António Salcedo, CEO da Multiwave Photonics. O antigo professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e co-fundador do INESC Porto, considera que (...) «nos últimos 20 anos foram feitas apostas erradas, pelos sucessivos governos, que conduziram a que agora estejamos com um nível de desemprego jovem absolutamente brutal».
Também José Epifânio da Franca, criador da Chipidea e docente universitário, diz que «há milhares de jovens licenciados desempregados mas não há valor económico na sua licenciatura. O sistema produz jovens que não servem para nada». Traçando o perfil que considera ideal do aluno recém-licenciado, defende que tem de «ser capaz de pensar criticamente, isto é, distinguir o trigo do joio, digerir com inteligência a informação do mundo que o rodeia e ser capaz de chegar às suas próprias conclusões com inteligência». Além disso deve ainda «ser capaz de atuar com criatividade em ações concretas, aplicando aquilo que aprendeu».

Posted by por AMC on 15:58. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Especialistas dizem que jovens licenciados portugueses «não servem para nada»"

Leave a reply