|

Entretanto, entre Espanha e o Botswana: a monarquia sai 'desancada'


Nestes tempos das repúblicas em crise, as monarquias não podem julgar-se isentas. Centradas nos seus hábitos seculares tendem a esquecer-se que, entretanto, o mundo se globalizou e que, tal como os tiros, os olhos furtivos tudo miram e alcançam. Até o Botswana. Depois do exemplo do genro Iñaki Urdangarín, esperava-se que a Casa Real de Espanha tivesse aproveitado para uma reflexão idêntica à da opinião pública. Ao povo amargado em aflição pouco interessa se lhe cabe o trono e não o Parlamento. Importa apenas que não se distraia dos sofrimentos causados em conjunto. Para não ter entradas de leão e sair a pedir desculpa. Para não se exibir demasiado vitoriosa e acabar 'desancada': de uma e, o que vem a ser pior, de outra forma.

Como muito bem observa, hoje, Viriato Soromenho Marques:
O Rei de Espanha enverga na lapela o emblema da organização conservacionista WWF, mas continua a matar elefantes, uma das espécies mais emblemáticas e ameaçadas do mundo. A vaga de protestos em Espanha contra esta dispendiosa escapadela cinegética para África do rei de um país com 23 % de desempregados, na mira da especulação financeira, e com um problema de separatismo que só aumentará com a brutal redução do orçamento das autonomias, talvez tenha ajudado a derrubar o mito de que só a monarquia salva o Estado espanhol da fragmentação. O tiro de Juan Carlos talvez não tenha derrubado só um elefante. Ele terá ajudado a dissipar os preconceitos que ainda explicam o absurdo de manter monarquias hereditárias em Estados de direito, onde, como dizia Thomas Paine, só "a lei é o rei"... Contra esta frivolidade monárquica, um pouco de austeridade republicana será uma bênção para a Espanha.

Mais sobre o episódio: aquiaqui e aqui

Posted by por AMC on 08:42. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Entretanto, entre Espanha e o Botswana: a monarquia sai 'desancada'"

Leave a reply