|

Da série: 'Importa-se de repetir?!' | «“No meu país, as pessoas estão completamente dispostas a sacrificar-se e a trabalhar mais», diz Gaspar

Vítor Gaspar durante a apresentação na sede do FMI. foto de Yuri Gripas/Reuters
Leio no Público:
O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, que Portugal oferece “uma lição de moral” a todos aqueles que defendem o aumento da despesa pública para estimular a economia. Foram as “políticas fiscais expansionistas” do anterior governo socialista de José Sócrates que conduziram o país a um défice orçamental “insustentável” que desencadeou uma crise e o pedido de ajuda financeira a entidades internacionais, disse Gaspar num debate no âmbito dos encontros bianuais do FMI e Banco Mundial.

mas Gaspar disse mais:
(...) O programa de austeridade acordado com o FMI e a Comissão Europeia contém “todos os ingredientes necessários para lidar com os problemas fundamentais da economia portuguesa”.

e mais ainda:
Vítor Gaspar espera que a economia portuguesa cresça graças às exportações, “o sector mais dinâmico neste momento”. O ministro ofereceu a sua versão de como é que o Estado pode estimular o crescimento quando o país atingir a estabilidade fiscal: através do “financiamento regular” de pequenas e médias empresas, “em particular as que estão activas no sector das exportações”.

até à cereja no topo do bolo:
O ministro português afirmou que as medidas de austeridade não afectam os grupos mais vulneráveis da população. “No meu país, as pessoas estão completamente dispostas a sacrificar-se e a trabalhar mais para que o programa de ajustamento seja um sucesso desde que esse esforço seja repartido de forma justa”, disse. “Temos tido o cuidado de proteger os menos favorecidos e os mais vulneráveis ao definir os cortes na Segurança Social e no sistema de saúde quando aumentámos os impostos. Esse é um elemento-chave do sucesso do programa.”

# Mesa Redonda sobre Política Fiscal & Crise do Fórum Fiscal para assistir em resumo aqui ou na íntegra clicando no link em baixo.

Cf. também:


via FMI - 18.04.2012

Seminars | Fiscal Forum: Roundtable Discussion on Fiscal Policy & the Crisis
April 18, 2012

Gillian Tett, U.S. Managing Editor, Financial Times
David Lipton, First Deputy Managing Director, IMF
Michael Boskin, Professor of Economics, Stanford University
Vítor Gaspar, Finance Minister, Government of Portugal
Michael Gavin, Managing Director and Head of Emerging Markets Strategy, Barclays Capital
Richard L. Trumka, AFL-CIO President
Rodrigo Vergara, Governor, Central Bank of Chile

Posted by por AMC on 09:43. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Da série: 'Importa-se de repetir?!' | «“No meu país, as pessoas estão completamente dispostas a sacrificar-se e a trabalhar mais», diz Gaspar"

Leave a reply