|

Entretanto, em Portugal: mais duas manifestações nas ruas

A contestação social está a tornar-se uma constante nas ruas da capital. É cada vez mais frequente, mais generalizada e mobiliza cada vez mais pessoas, de uma forma assustadoramente transversal à sociedade.
Um sério aviso à insensibilidade social do Governo e às medidas cegas da sua política de austeridade. Bem pode Passos Coelho repetir até à exaustão que 'isto aqui não é a Grécia'. Continue assim e, infelizmente, as ruas de Lisboa poderão muito em breve assemelhar-se às de Atenas. É só o abandono e o desespero, a fome e a falta de trabalho se arrastarem. Alertas não têm faltado. Do povo e dos analistas sociais.
Só este sábado, foram dois protestos simultâneos. Nota inquietante: ambos sujeitos a forte vigilância policial. Nota perturbadora: ambos seguidos do mesmo reparo aliviado, a saber, «felizmente, não se registaram incidentes».
A pergunta que sugere a primeira nota: porquê e para quê? não está o direito à manifestação consagrado na Constituição da República? A que ponto chegou o estado da democracia quando o exercício de um direito preocupa o Estado ao ponto de considerar que deve ser seguido de perto pela polícia!
A pergunta que sugere a segunda nota: e outra coisa seria de esperar? se sim, quais as razões? A que ponto chegou a intranquilidade do Governo, que já só espera reacções violentas da parte do seu povo!
'Isto aqui não é a Grécia', mas eles lá sabem o 'tratamento grego' que têm andado a dar ao país... É talvez por isso que, embora instalados em S. Bento-Lisboa-Portugal, quando se deitam a antecipar, mais depressa imaginam ver gregos do que portugueses nas ruas da capital.

Cf. Galeria: aqui e aqui

Mais de 200 mil portugueses desceram a Av. da Liberdade, em direcção ao Rossio, na manifestação contra a extinção de freguesias.
Mais informação, fotos e vídeo: AQUI.

Cf. Galeria aqui e aqui

Centenas de jovens indignados subiram o Chiado, em direcção ao Largo de Camões, em protesto contra o desemprego e a condição de precários a que estão condenados.
Mais informação, fotos e vídeo: AQUI.

Posted by por AMC on 23:49. Filed under , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Entretanto, em Portugal: mais duas manifestações nas ruas"

Leave a reply