|

Chega hoje às livrarias obra sobre escravidão indígena na Bolívia

Em 2009,  Juliana Dal Piva, repórter da revista Isto É,  foi à região do chaco boliviano para documentar a luta dos índios guaranis contra o trabalho escravo. Desta pesquisa, resultou o livro Em luta pela terra sem mal, que hoje é lançado pela Editora Multifoco no Espaço Multifoco, na Av. Mem de Sá, 126, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.
Na obra a repórter mostra que o problema da escravidão da Bolívia se concentra nas regiões de Tarija, na província do Gran Chaco e O´Connor em Chuquisaca, nas províncias Luis Calvo e Hernando Siles, e em Santa Cruz, dentro de Cordillera. Embora não haja consenso sobre o número exacto de pessoas na situação relatada por Juliana Dal Piva, diversos estudos apontam para uma média de oito mil atingidos pela escravidão.
O ponto chave da obra é a análise dos motivos pelos quais a situação chegou a esse ponto e a maneira como se está a tentar revertê-la.
Legalmente, a escravidão foi abolida na Bolívia em 1831, após a Independência e a proclamação da República. Acontece, porém, que no tempo transcorrido desde a abolição aquilo que se verificou foi o surgimento de um novo sistema escravagista, que aplicou elementos das relações feudais de servidão aos antigos escravos.

Posted by por AMC on 12:24. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Chega hoje às livrarias obra sobre escravidão indígena na Bolívia"

Leave a reply