|

Arca de Noé das sementes vai receber 1500 variedades de batatas do Peru

por Nicolau Ferreira

Os agricultores do Peru vão enviar sementes de 1500 variedades de batatas diferentes para um local de armazenamento que fica no Árctico, que salvaguarda a variabilidade futura deste tubérculo.
A ideia partiu da associação que mantém o Parque da Batata (Parque de la Papa), um sítio com dez mil hectares que fica no Vale Sagrado dos Incas. Este parque fundado por seis comunidades indígenas cultiva e mantém as variedades de batatas, um cultivo que está ameaçado pelas alterações climáticas.
“A cultura peruviana da batata está sob ameaça”, disse em comunicado Alejandro Argumedo, uma activista social e um dos cientistas do parque. “O trabalho que começa hoje [esta quinta-feira] vai garantir a nossa incrível diversidade de batatas para as próximas gerações.”
A batata é a mais importante variedade cultivada do mundo, tirando os cereais. É utilizada há oito mil anos, na América do Sul. Só na zona dos Andes existem quatro mil variedades de batata.
“As alterações climáticas significam que os métodos tradicionais de manter esta colecção podem deixar de funcionar”, disse em comunicado Lino Mamani, um dos agricultores do parque e responsável pelo colectivo Guardiões da Batata (Papa Arariwa, na língua Quechua).
Por isso, a organização decidiu enviar sementes de 1500 variedades de batata para o Svalbard Global Seed Vault. O armazém funciona como um Éden ou uma Arca de Noé das sementes.
O edifício fica na maior ilha de Svalbard, um arquipélago que pertence à Noruega que está junto do Pólo Norte. É uma caixa-forte para a biodiversidade agrícola mundial e assegura que as consequências de um desastre local que destrua um banco de sementes num determinado país não se tornem irreversíveis.
O espaço foi construído e está a ser mantido pelo Governo norueguês. Fica debaixo da montanha. Abriu em 2008 e já tem 526 mil variedades de sementes dos países de todo o mundo. “Enviar as sementes para Svalbard ajuda-nos a criar uma importante colecção de salvaguarda. O Vault Sault foi construído para a comunidade global e nós vamos utilizá-lo”, explicou Lino Mamani.
O projecto que começa esta quinta-feira vai durar três anos e assegura a conservação das batatas de três formas: em forma de sementes, em forma de tubérculos e em plantas que ficam conservadas in vitro. Além das sementes que vão para a Noruega, os agricultores vão cruzar as variedades de batatas e obter sementes que serão utilizadas no parque, onde os agricultores querem desenvolver variedades resistentes às alterações climáticas. Um terceiro grupo de sementes vai para um banco de genes em Lima.
Existem variedades de batatas de todas as cores: vermelhas, brancas, amarelas, pretas ou roxas. Algumas delas têm valores nutricionais, como a moro boli vermelha, que tem muitos anti-oxidantes, outras são recomendadas para destilação, como a ttalaco, que tem forma de banana
“Esta colaboração demonstra a importância crítica do Seed Vault em ajudar todos os tipos de esforço de conservação”, disse em comunicado Cary Fowler, director executivo do Global Crop Diversity Trust e um dos responsáveis pelo Éden das sementes.

Posted by por AMC on 15:16. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Arca de Noé das sementes vai receber 1500 variedades de batatas do Peru"

Leave a reply