|

Mulheres-soldado apresentaram queixa: cerca de 16 mil crimes sexuais cometidos por ano dentro do Exército dos EUA


Anu Bhagwati, da SWAN, sobre a queixa contra Donald Rumsfeld e Robert Gates no programa da CNN, Piers Morgan Tonight. Vídeos para ver aqui.

Leio em O Público:
Todos os anos, estima-se que pelo menos 16 mil pessoas são vítimas de abusos sexuais dentro do Exército norte-americano. Os crimes têm sido escondidos de forma sistemática. Agora, um grupo de mulheres-soldado apresentou uma queixa em tribunal a exigir responsabilidades do Pentágono.
Mais de uma dezena de actuais e antigos membros do Exército apresentaram na terça-feira, em Washington, uma acção contra o Departamento de Defesa pela forma como este lidou com as suas denúncias de abusos sexuais (incluindo violações) por parte de colegas militares. As vítimas, a maioria mulheres, querem mudar as respostas do Pentágono a casos como este, adianta a Voice of America (VA).
Quando os incidentes foram denunciados, os comandantes militares terão optado por ignorar, e as vítimas recebiam ordens para continuar o seu serviço com aqueles que tinham abusado delas.
Foi esse o caso de Myla Haider, que diz ter sido violada por um colega soldado na Coreia, em 2002. “As pessoas que cometem estes crimes são predadores sexuais que são muito bons a seleccionar as suas vítimas e tendem a repetir uma e outra vez, e isso é um facto que não é reconhecido pelo sistema do DOD [Departamento de Defesa] e é tratado como se fosse uma questão entre soldados, quando não é”, diz Haider, citada pela VA.
As queixas, que vão de abusos verbais com obscenidades a violações em grupo, visam os últimos dois chefes do Pentágono, Robert Gates e Donald Rumsfeld, por não terem lidado com as denúncias.
“Violações, agressões sexuais e perseguições são uma praga no Exército dos EUA”, diz Anuradha Bhagwati, directora executiva do grupo de direitos humanos Service Women’s Action Network (SWAN). “Há um clima de violência sexual e intimidação que ameaça a nossa segurança interna ao pôr em risco as respostas operacionais, baixando o moral e destruindo vidas”.
De acordo com a SWAN, foram feitas 16 mil denúncias em 2009. O Pentágono, que recebeu em 2009 um total de 3230 casos, admite que mais de 80 por cento não sejam denunciados: devido ao estigma de se ser vítima de um crime sexual, e por isso implicar a denúncia de um colega.
O porta-voz do Pentágono, Geoff Morrell, disse em comunicado que as agressões sexuais são um problema social mais alargado, mas que o secretário da Defesa, Robert Gates, tem feito os possíveis para garantir uma resposta aos casos e tentar evitá-los.


link


link


link

Ler o documento na íntegra: Military Rape and Sexual Assault Class Action Lawsuit

Petição online: AQUI

Cf. também:


    Para mais informção:

    # The Service Women's Action Network: Serving Military Women and Veterans: Site | Facebook | Twitter
    # U.S. Military Violence Against Women: Blog

    Posted by por AMC on 21:02. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

    0 comentários for "Mulheres-soldado apresentaram queixa: cerca de 16 mil crimes sexuais cometidos por ano dentro do Exército dos EUA"

    Leave a reply