|

Sobe para 626 o número de mortos no Brasil

Leio em O Público:

Aumentou para 626 o número de pessoas que morreram, em consequência das cheias que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro, segundo o último balanço oficial. A calamidade pública foi declarada em sete municípios.
As chuvas intensas e os deslizamentos de terras registados na madrugada de quarta-feira, destruíram centenas de casas que tinham sido construídas nas encostas das serras e provocaram 279 mortos em Nova Friburgo, 263 em Teresópolis, 56 em Petrópolis e 19 em Sumidouro, indicam os números disponíveis.
Mais de seis mil pessoas perderam as suas casas e outras 7.780 foram obrigadas a abandoná-las e a refugiar-se em ginásios e em escolas. 



[ACTUALIZADA]

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, declarou o estado de calamidade pública nos sete municípios mais afectados pelas chuvas (Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, Sao José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal),tendo em vista facilitar o processo de reconstrução nessas cidades.
As auto estradas para Nova Friburgo, bloqueadas desde os temporais da última terça-feira, na sequência de deslizamentos de terra, já foram entretanto reabertas.
O estado de São Paulo, onde hoje morreram seis pessoas quando tentavam atravessar uma ponte que tinha sido arrastada pela subida das águas do rio, também tem sido afectado pelos temporais. Segundo a polícia, a estrada onde aconteceu o acidente está bloqueada desde quinta-feira devido aos estragos provocados pela chuva e o trânsito está interdito.
As autoridades decretaram luto oficial de sete dias no Estado do Rio de Janeiro e de três dias em todo o Brasil por causa da maior catástrofe natural da história do país.
Um contingente da Força Nacional de Segurança, formada por polícias de diferentes regiões do país para actuar em momentos de emergência, chegou entretanto às cidades mais atingidas. Cerca de 225 polícias estão a ser deslocados para Teresópolis e Nova Friburgo, para reforçar as equipas locais.
A Força Nacional de Segurança terá a missão de patrulhar as ruas, evitar saques, resgatar vítimas em locais de difícil acesso e ajudar no reconhecimento de corpos.

Posted by por AMC on 20:59. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Sobe para 626 o número de mortos no Brasil"

Leave a reply