|

Trepadeiras nas fachadas podem reduzir 30% da poluição urbana


Intervenções verdes nas cidades como a plantação de espécies vegetais em paredes podem diminuir a poluição até 30% nas cidades. Estes resultados foram divulgados nesta semana, num artigo do Journal of Environmental Science and Technology.

Estudos anteriores, já tinham demonstrado que intervenções verdes nas cidades removiam do ar o dióxido de azoto (NO2) e outras partículas, compostos prejudiciais para a saúde humana, mas só com uma eficácia de 5%.

No entanto, o modelo de computador usado nesta nova investigação chegou a um valor muito superior. O efeito dos vales urbanos (os edifícios altos alinhados nas ruas concentram o ar na região e impedem que a poluição atmosférica se liberte dali) pode ser usado para uma intervenção ecológica nas cidades.

“Inserir [paredes verdes] de forma estratégica pode ser uma forma relativamente fácil de controlar os problemas locais de poluição”, declarou o co-autor do artigo Rob Mackenzie, da Universidade de Birmingham, em entrevista à BBC.

A mais valia dos “corredores verdes”, que o estudo vem demonstrar, radica num potencial de redução da poluição que se revela mais eficaz do que os modos tradicionais.

“Até agora todas as iniciativas para tentar reduzir a poluição têm sido feitas de cima para baixo, como livrar-se de carros velhos, acrescentar catalisadores e até introduzir taxas de congestionamento - e estas não têm mostrado o efeito desejado. O benefício dos corredores verdes é que limpam o ar que entra e fica no espaço entre os prédios”, diz Rob MacKenzie, um dos autores da pesquisa.

Esses corredores são compostos por plantas trepadeiras, que crescem junto às paredes exteriores das construções. “Plantar mais (corredores verdes) de uma forma estratégica poderia ser uma maneira relativamente fácil de controlar os nossos problemas locais de poluição”, acrescenta o cientista.

Essas plantas acopladas aos prédios poderiam criar os “corredores verdes”, e isso faria com que tivesse função de um filtro nas grandes cidades, ocasionando a diminuição em até 30% da quantidade de poluentes no ar, disse o estudo.

Os cientistas ressalvam que as trepadeiras são de fácil cultivo, além do mais, são muito resistentes. As plantas trepadoras, como a hera, são as mais usadas neste tipo de intervenção, mas o estudo acrescenta que as árvores plantadas no passeio são também um bom filtro, embora mais eficazes em ruas com menor poluição, dado que, as árvores não conseguem filtrar acima da sua copa.


Mais alguns exemplos: AQUI.

Posted by por AMC on 10:20. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Trepadeiras nas fachadas podem reduzir 30% da poluição urbana"

Leave a reply