|

Bolívia segue exemplo da Argentina: Morales nacionaliza filial da espanhola Red Eléctrica

Leio na Reuters:

A Bolívia anunciou nesta terça-feira a nacionalização da filial local de transmissão de energia elétrica do grupo espanhol Red Eléctrica após criticar seu nível de investimentos, e ordenou ao Exército que ocupe as instalações da companhia.
A medida ocorre duas semanas após o governo da Argentina, país aliado da Bolívia, apresentar ao Congresso um plano para expropiar 51 por cento das ações da petroleira YPF da também espanhola Repsol, também como reação ao nível de investimentos da companhia. "Como justa homenagem a todo o povo boliviano que tem lutado pela recuperação dos seus recursos naturais, pela recuperação dos serviços básicos, nacionalizamos a transmissora de eletricidade em nome do povo boliviano", disse o presidente Evo Morales em ato na capital, La Paz.

A Red Eléctrica possui uma participação indireta de 99,94 por cento na Transportadora de Electricidad (TDE), que administra mais de 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão de energia.
Morales afirmou que a TDE, criada em 1997 durante a privatização do setor elétrico e que está sob controle da Red Eléctrica desde 2002, investiu apenas 81 milhões de dólares nos últimos 16 anos.
O mandatário nacionalizou o setor de hidrocarbonetos em 1 de maio de 2006.

Posted by por AMC on 15:33. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Bolívia segue exemplo da Argentina: Morales nacionaliza filial da espanhola Red Eléctrica"

Leave a reply