|

Três encontros Brasil/EUA numa semana: agora é Hillary Clinton que chega ao Brasil!


Tendo em conta que a vida de Hillary Clinton é passada a entrar e sair de aviões, aparentemente esta fotografia não teria nada de extraordinário. A não ser por um detalhe: o destino do voo – Brasília, ontem à noite. Ou seja, cinco dias depois de Dilma regressar da visita oficial aos EUA. Ou seja, poucas horas após Cartagena das Índias, na Colômbia, onde participou na Cúpula das Américas e, ao lado de Barack Obama, ouviu a presidente Dilma Rousseff exigir aos EUA que tratem a América Latina como um igual.  É certo que, muito por conta da firmeza do Brasil e por causa de Cuba e das Malvinas, a cimeira terminou sem acordo nem direito a declaração final, mas isso não impediu Hillary de abreviar o pé de dança para o meter no avião e rumar a Brasília. No espaço de uma semana será, portanto, a 3ª vez que Brasil e EUA se encontram.
De acordo com a agenda oficial, e além de discutir a situação do Irão e da Síria, a secretária de Estado vem para a segunda reunião da "Aliança para o Governo Aberto", uma iniciativa lançada em 2011 por Dilma e Obama (e que entretanto mobilizou outros países, como por exemplo o México) marcada para hoje e amanhã, sobre transparência orçamental e acesso à informação. A intuição, porém, recomenda seguir com atenção a visita. É que Hillary e Dilma também lêem revistas e jornais e pode ser à terceira seja de vez e surja por aí alguma 'novidade'.

Posted by por AMC on 08:21. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Três encontros Brasil/EUA numa semana: agora é Hillary Clinton que chega ao Brasil!"

Leave a reply