|

Presidentes de PT, Zon e Sonaecom mantêm salários até 2015 vs. 34% dos jovens portugueses têm salário inferior a 600 Euros!

Leio no Diário Económico:

As equipas de gestão da Portugal Telecom (PT), da Zon Multimédia e da Sonaecom deverão manter as remunerações ganhas no último ano. Uma decisão que depende das respectivas assembleias gerais das três empresas de telecomunicações, que decorrem hoje e nas quais serão apreciadas as propostas das comissões de vencimentos sobre as remunerações dos órgãos de gestão.
A equipa liderada por Zeinal Bava manterá o nível salarial de 2011, até porque estes sofreram um corte de 10% em relação ao mandato anterior. (...) Os prémios anuais, contudo, podem aumentar e atingir 160% da componente fixa se os objectivos forem atingidos a 100%.
No ano passado, Zeinal Bava recebeu um vencimento fixo de 695 mil euros e uma componente variável que atingiu 660,9 mil euros. Feitas as contas, o presidente-executivo da PT ganhou um total de 1,35 milhões de euros. A comissão executiva recebeu 5,7 milhões de euros - 3,3 milhões de euros relativos a componente fixa.

Com juízes em causa própria, a surpresa seria que a decisão fosse outra que não a aprovação. O caso da Zon é ainda mais imoral, tendo em conta a participação do Estado na empresa. Minutos antes, em pleno Parlamento, interpelado sobre o número alarmante de estudantes que estão a abandonar o ensino por incapacidade económica, o primeiro-ministro admitia ter conhecimento e encolhia os ombros, limitando-se a responder que, «infelizmente», não podia fazer nada. Para não ir mais longe que o dia de hoje, some-se à observação uma outra notícia.

Leio no Público:
Cerca de 40% dos jovens entre os 15 e os 34 anos que especificaram o seu salário ao Instituto Nacional de Estatística receberam em 2011 um salário inferior a 600 euros.

Este é o problema em Portugal: não, os cortes das medidas de austeridade e os sacrifícios não estão a ser iguais para todos.

ACTUALIZAÇÃO: Remunerações da Zon aprovadas - 85,6% do capital votou a favor; 14,07% do capital representado abstevoe-se e ainda 0,25% do capital votou contra. link

Posted by por AMC on 13:58. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Presidentes de PT, Zon e Sonaecom mantêm salários até 2015 vs. 34% dos jovens portugueses têm salário inferior a 600 Euros!"

Leave a reply