|

Carga policial contra jornalistas no Chiado


Agentes da PSP processados por carga na manifestação

YouTube ajuda comando a rever o que correu mal. Inquérito quase pronto.
Em tempo recorde, a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) vai apresentar os primeiros resultados do processo de averiguações mandado instaurar sobre os incidentes do passado dia 22, no Chiado. No início da próxima semana, a IGAI divulgará um relatório que aponta para falhas na atuação da polícia. Agentes das Equipas de Intervenção Rápida (EIR) da polícia deverão enfrentar processos disciplinares e a PSP será aconselhada a alterar os procedimentos em futuros protestos.
A inspetora-geral da IGAI, Margarida Blasco, tinha avisado que as averiguações deveriam demorar três semanas a concluir. Mas a velocidade a que decorreram as investigações e a audição de agentes, manifestantes e comerciantes permitiram acelerar os procedimentos. A tempo, também, de o ministro da Administração Interna ter já uma resposta para os deputados, que o chamaram a prestar contas na comissão parlamentar. O BE tomou a iniciativa. A audição de Miguel Macedo está marcada para quarta-feira. link

Testemunhas dizem que a polícia iniciou a violência

Intervenientes dos confrontos de quinta-feira, no Chiado, garantem que as imagens de violência nas esplanadas foram registadas depois de uma primeira atuação da polícia.
"Eu estava frente à pastelaria Bénard quando se deu uma primeira carga policial, sem haver chapéus de sol caídos ou qualquer tipo de violência", explicou ao Expresso Sara Goulart.
Segundo a manifestante, a atuação da polícia terá ocorrido na sequência da detenção de um elemento da manifestação.
"O protesto acontecia de forma pacífica até que as autoridades decidiram deter um elemento, o que originou alguma tensão e protestos", acrescentou a testemunha.
Também João Pascoal, 55 anos, confirma que a carga policial já tinha arrancado antes do cenário de confusão frente à Brasileira.
"A carga policial já tinha começado, e as esplanadas ainda estavam intactas, só em defesa perante esta investida policial é que alguns manifestantes viraram cadeiras e chapéus de sol, e também alguns (poucos) arremessaram chávenas e copos que ainda estavam sobre as mesas", garantiu o participante do protesto, que ficou ferido.

Resposta dos manifestantes

"Ao dirigir-me aos polícias para pararem a agressão a uma senhora caída no chão, recebi como resposta uma bastonada do polícia que me atingiu as costela do lado esquerdo e o braço direito que me deixaram várias escoriações."
Sara Goulart garantiu ainda que houve mais feridos do que aqueles que foram noticiados.
"Posso garantir que assisti pelo menos a cinco pessoas ficarem feridas, três delas na cabeça, além dos dois jornalistas e do agente que foram avançados pela comunicação social", disse a livreira de 34 anos que não pertence a nenhum movimento.
João Pereira, 31 anos, também confirmou que a violência no dia da greve geral resultou em mais feridos.
"Participei no protesto como cidadão, não estou ligado a nenhum movimento, mas desfilei na segunda parte da manifestação, onde estava a Plataforma 15 de Outubro. Posso dizer que foi tudo muito rápido e que houve mais feridos", disse o funcionário da Administração Pública.

Ferimentos na cabeça

João Pereira explicou que a confusão aconteceu no cruzamento da rua Garrett e a Serpa Pinto e que a atuação da polícia foi similar.
"Estava longe, mas assisti à detenção de um elemento e vi que em poucos minutos o corpo de intervenção da PSP partiu para cima dos manifestantes à bastonada, exigindo que todos colocassem as mãos atrás das costas e que se afastassem. Nós cumprimos e começámos a sair na rapidez possível, uma vez que estava muita gente", relatou a testemunha.
"Começaram a bater-nos pelas costas. Eu estava frente à Brasileira e fui ferido na cabeça, mas só na esquina do metro do Chiado é que percebi que tinha sangue a escorrer. Na ambulância, fui com o fotojornalista da Lusa José Sena Goulão para o Hospital de São José, onde levámos seis pontos."
Houve pelo menos sete feridos que foram suturados na cabeça, segundo ouviu João Pereira da equipa médica da pequena cirurgia enquanto estava no hospital.
Além de José Sena Goulão, da agência Lusa, também a fotojornalista Patrícia Melo Moreira, da AFP ficou ferida, enquanto fazia a cobertura da manifestação.
O Sindicato dos Jornalistas já repudiou as agressões e sublinhou que a liberdade de informar foi posta em causa pelas autoridades, enquanto a PSP anunciou que vai proceder à abertura de um inquérito. link


30 março 2012
Agentes da PSP processados por carga na manifestação

28 março 2012
Manifestações preocupam PSP

26 Março 2012
Testemunhas dizem que a polícia iniciou a violência
Cavaco Silva quer saber tudo o que se passou no Chiado



24 março 2012
Miguel Macedo distingue protesto do Chiado da 'manif' da CGTP
Jorge Sampaio e colegas de 1962 contra "violência policial"
As imagens que antecederam a carga policial

23 março 2012
Liberdade de informar posta em causa pela PSP
PS quer explicação sobre agressões policiais
Agência Lusa manifesta-se frente à PSP

22 março 2012
PSP investiga incidentes com jornalistas
Um detido e três feridos em Lisboa
Confrontos entre manifestantes e polícia no Chiado


Cf.

Greve geral: MAI recebe 2ªfeira relatório sobre incidentes no Chiado - TSF
Resultados do RASI são bons, mas que não se pode baixar os braços ...  - TSF
Este não vai ser daqueles casos em que se manda averiguar e depois ... - Expresso
MAI recebe amanhã relatório de averiguações a incidentes - Diário de Notícias
MAI recebe amanhã relatório sobre incidentes do Chiado - Económico.
Incidentes no Chiado: ministro recebe relatório amanhã - Diário IOL

Reportagem: curso da GNR que forma para manutenção da ordem pública

Sinopse
As manifestações são cada vez mais marcadas por episódios de violência. O público dos jogos de futebol também é, cada vez mais, considerado de risco. A Unidade de Intervenção da GNR tem uma subunidade especializada na reposição da Ordem Pública. Quando a tensão se agrava, esta unidade é chamada para repor a ordem. Durante uma semana, a SIC acompanhou o curso onde aqueles profissionais aprendem o delicado equilíbrio entre a diplomacia e o uso da força.

Posted by por AMC on 10:54. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Carga policial contra jornalistas no Chiado"

Leave a reply