|

Está decidido: pela 1ª vez na sua história, Funai vai ser presidida por uma mulher

Terminou a longa e penosa indefinição na liderança da Funai. A demógrafa Marta do Amaral Azevedo, professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vai assumir a presidência. O seu nome foi indicado pelo ministro José Eduardo Cardozo que, de acordo com a assessoria do Ministério da Justiça, privilegiou critérios técnicos na escolha. Sabe-se, todavia, que a eleita é próxima ao PT e circula que o presidente cessante da Funai ajudou na sua selecção.
Por enquanto, Marta Azevedo não fala, mas a universidade que integra não faz segredo do assunto. O programa NEPO abre o seu microsite com uma nota elogiosa à cabeça, onde se lê:
O Nepo informa que a sua Coordenadora Associada, Drª. Marta Maria do Amaral Azevedo, foi indicada pelo Exmº. Sr. Ministro da Justiça, Dr. José Eduardo Cardozo, para assumir a Presidência da Funai-Fundação Nacional do Índio. Para o Núcleo, é motivo de honra e satisfação ver uma de suas pesquisadoras à frente de relevante órgão da esfera federal. Temos certeza do êxito de sua gestão, tanto pela sua trajetória profissional, como pelo seu comprometimento com a causa indígena.

O site da Unicamp, por seu lado, também destaca a notícia da nomeação, linkando para a reportagem publicada na Folha de S. Paulo, que há dois dias atrás avançava a informação.
A troca de comando ainda não tem data agendada, mas está prevista para a primeira quinzena de Abril.

Para nos começarmos a familiarizar com a voz e a abordagem da nova presidenta da Funai, fica a entrevista de Marta Azevedo ao programa "Diálogo sem Fronteira - Povos Indígenas no Brasil Atual", da RTV Unicamp, em Julho do ano passado.


# Sobre Marta Azevedo: cf. Curriculum Lattes AQUI.

[ACTUALIZAÇÃO]

Ao que o Conexão apurou, Marta Azevedo tem experiência na área de Demografia, com ênfase em Demografia Antropológica, Demografia de Etnias, e actua principalmente com temas de povos indígenas ligados às áreas da saúde e educação indígena, demografia e etnologia indígena. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e tem doutorado em Demografia pela Unicamp, onde actua como pesquisadora do Núcleo de Estudos de População (Nepo) e é também professora do Programa de Pós-graduação em Demografia do IFCH/Nepo/Unicamp*.

* com informações da Agência Brasil

Posted by por AMC on 13:14. Filed under , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Está decidido: pela 1ª vez na sua história, Funai vai ser presidida por uma mulher"

Leave a reply