|

Da série: "Coisas que nos estragam os dias": Ourivesaria Aliança fechar hoje para sempre, depois de 103 anos de história


Desaparece mais um estabelecimento histórico de Lisboa: hoje é o último dia da Aliança, uma das mais tradicionais ourivesarias da capital, inaugurada em 1909 na Rua Garrett, que encerra definitivamente, depois de o edifício onde está inserida ter sido adquirido pela imobiliária espanhola Soleyame Real Estate que ali pretende montar um negócio de aluguer de apartamentos de curta duração.
A ourivesaria Aliança abre hoje as portas como habitualmente às 11h e encerra-as às 19h. Para trás, ficam 103 anos de história.

Decoração estilo Luís XV

A ourivesaria Aliança abriu portas como filial da casa-mãe com o mesmo nome, no Porto. De acordo com o Gabinete de Estudos Olisiponenses, a loja actual, com uma decoração ao estilo Luis XV e a fachada em ferro trabalhado e que data de 1939, é da autoria do arquitecto Oliveira Ferreira. Na década de 1940, a loja foi alvo de obras de ampliação.
O tecto, logo na entrada, é decorado com uma tela da autoria de Alves Cardoso, autor dos painéis da Sala das Sessões da Assembleia da República, que data de 1914.
Ao longo dos anos, a Aliança possuiu oficina de ourivesaria, tendo sido responsável, entre outros, pela criação do sacrário da Igreja dos Congregados no Porto, e arrecadou vários prémios.

Património municipal

O número 50 da Rua Garrett, onde está a Aliança e que faz parte do inventário municipal do património, foi comprado há alguns anos pela Soleyame Real Estate e deverá agora albergar um negócio de aluguer de apartamentos de curta duração.
Em Janeiro, soube-se que a ourivesaria centenária encerraria portas definitivamente em Fevereiro e desde então o número de visitantes aumentou bastante.
"Veio muita gente ver a loja, que não conhecia", conta a sócia-gerente da Aliança. A maioria das pessoas entrou na ourivesaria apenas para conhecer o espaço, mas os clientes habituais aproveitaram para fazer compras. "Havia peças de que as pessoas gostavam muito, mas pensavam sempre 'um dia compro'. Quando foi estabelecida uma data limite decidiram comprar", explicou.

publicado no Expresso e Jornal i via Agência Lusa

# Reportagem para ver na TVIRTP, e SIC

Posted by por AMC on 22:33. Filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Da série: "Coisas que nos estragam os dias": Ourivesaria Aliança fechar hoje para sempre, depois de 103 anos de história"

Leave a reply