|

Preço dos transportes públicos aumenta 15% já em Agosto

Leio no Diário Económico:

Governo vai comunicar hoje às operadoras de transporte público que os bilhetes e passes sociais devem sofrer um aumento médio de 15% já a partir do próximo dia 1 de Agosto. O ministério tutelado por Álvaro Santos Pereira cumpre assim uma das medidas calendarizadas pela ‘troika', que previa a revisão das tarifas de transporte públicos até ao final deste mês. Ao mesmo tempo, a secretaria de Estado das Obras Públicas avança com a extinção de NAER-Novo Aeroporto, EDAB-Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja e RAVE-Rede Ferroviária de Alta Velocidade.
A par de um aumento médio de 15% das tarifas nos transportes - o que significa que alguns títulos podem subir até 25%, enquanto outros não serão actualizados -, o Governo propõe-se a rever a noção de serviço público, o que deverá passar pela redução ou eliminação de algumas carreiras de transporte.


Já em Setembro será criado um novo tarifário que pretende reduzir o impacto dos aumentos junto das camadas menos favorecidas. O atraso na introdução desta medida ficará a dever-se à alegada dificuldade de aplicação das medidas.
A análise da estrutura tarifária é uma das medidas impostas pela ‘troika' e visa determinar quais os custos que ela implica. Com esta análise ainda em andamento, o executivo pretende que sejam os utilizadores e não a totalidade dos contribuintes a pagar o serviço público, o que implicará o fim ou a redução de algumas carreiras de serviço rodoviário, ferroviário ou fluvial, apurou o Diário Económico. No caso da Transtejo, por exemplo, a redução de custos de 15%negociada com o anterior Governo já previa a eliminação de algumas ligações entre as duas margens do Tejo, enquanto que na CP está previsto o encerramento de algumas linhas. Outra das medidas em análise é a simplificação dos sistemas tarifários que poderão contribuir para a redução dos custos.

[ACTUALIZADA]

Governo confirma aumento de 15% nos transportes públicos

O Ministério da Economia confirmou hoje que o Governo vai comunicar às empresas de transportes públicos um aumento médio de 15% nos preços dos bilhetes e passes sociais e remeteu explicações sobre o assunto para mais tarde.
Uma fonte do Ministério da Economia confirmou à agência Lusa a notícia publicada hoje no Diário Económico que avança que os preços dos passes sociais e bilhetes vão sofrer um aumento médio de 15 por cento a partir de 01 de Agosto, mas remeteu mais explicações para um comunicado de imprensa que será divulgado ainda hoje.
Em declarações hoje à agência Lusa o dirigente sindical da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), Vítor Pereira, disse que, a verificar-se o aumento dos transportes públicos, é "um assalto aos bolsos dos portugueses" e "penalizador" para as empresas.
A Lusa contactou várias empresas de transportes públicos que se escusaram a comentar a notícia, aguardando que o aumento lhes seja comunicado pelo Governo. 

via Jornal de Negócios

Cf. também:

Posted by por AMC on 07:33. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Preço dos transportes públicos aumenta 15% já em Agosto"

Leave a reply