|

15 mil pessoas viram ao vivo Chico Buarque a cantar na Internet

por Isabel Coutinho

Quinze mil pessoas assistiram à apresentação que Chico Buarque acabou de fazer na Internet do seu novo disco "Chico". A apresentação em directo a partir do site Chico: Bastidores durou trinta minutos e foi feita a partir da casa do compositor e cantor no Rio de Janeiro.
Na imagem, antes das oito da noite em Portugal aparecia um relógio a marcar o tempo de espera. Ao lado, num chat ao vivo os internautas iam mandando mensagens. Pouco depois Chico apareceu, sentado numa cadeira e com o violão nas mãos agradeceu aos produtores, ao João Bosco e aos internautas que ao longo deste mês compraram o disco na pré-venda no site Chico: Bastidores e ganharam uma senha para assistir ao que se passou na gravação do disco. "Já estou começando a ficar esperto nisto, mas se vocês não me perguntarem coisas eu não vou saber o que falar", disse. "É legal isso das músicas terem ido pingando através da Internet" e isso "favorece o entendimento das canções".
Nessa altura, a imagem estava boa mas o som estava aos soluços. Chamou depois João Bosco ("João, vamos trabalhar!") e como o som continuava a dar problemas Bruno Natal, um dos responsáveis pelo site e realizador e produtor do documentário sobre as gravações, explicou que iam sair do ar para que fosse possível resolver o problema do som. Foi necessário desligar o chat e isso fez com que os problemas de som ficassem resolvidos. "Já entrei ou preciso de entrar de novo?", perguntava baralhado João Bosco. E começaram a assobiar os dois. Os músicos cantaram ao vivo "Sinhá", que faz parte do disco e que foi feita em parceria pelos dois, e conversaram sobre diversos assuntos.
Falaram de futebol, de amigos da praia (do cantor Mário Sérgio), das pesquisas que fizeram na Internet nomeadamente para a letra desta canção. Chico explicou a João Bosco o que é um "meme" ("os caras pegam uma frase sua e aplicam isso a um filminho") e outras coisas da Internet como os comentários que as pessoas fazem. "Eu sei que não sou amado há muito tempo, desde o começo. Há gente que entra nesse site, paga, só para detestar, 'Ah deixa eu detestar mais um bocadinho'. Mas o que é que eu estava dizendo mesmo?", diz Chico. Quase no final a produção pediu ao cantor que repetisse aquilo que tinha dito no início para aqueles que não tinham conseguido apanhar por causa dos problemas de som. “Vão pensar... O velho está com problemas, repetindo as falas todas (risos)", brincou o músico.
A determinada altura avisaram o músico que as quinze mil pessoas que estavam a assistir à transmissão ao vivo estavam a enviar mensagens a pedir "bis". Foi então que Chico optou por cantar mais uma canção, "Nina", e explicou que a sua amiga portuguesa, a cineasta Teresa Villaverde lhe tinha pedido uma canção para o seu próximo filme, "Cisne", a estrear em Setembro, e ele deu-lhe mesmo com medo de ficar com menos uma inédita do seu disco. Mas como o filme atrasou, a canção será lançada no disco como inédita.

(...)

NOTA do Conexão: se perdeu na hora, vá até lá agora. Chico e a Biscoito Fino têm um entendimento generoso da liberdade no ciberespaço e o registo em vídeo do momento está online: acessível a todos. O endereço segue em baixo.

# Site oficial: AQUI.

Posted by por AMC on 22:43. Filed under , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "15 mil pessoas viram ao vivo Chico Buarque a cantar na Internet"

Leave a reply