|

Mais novidades sobre o aumento do preço dos transportes públicos

Leio no Diário Económico:

As novas tabelas tarifárias para os bilhetes e passes de transportes públicos em Portugal deverão ser aprovadas no início desta semana pelo IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, o órgão regulador do sector.
Depois de ter sido cumprida a regra legal por parte das empresas transportadoras de comunicarem a alteração do tarifário aos clientes - através de um anúncio publicado sexta-feira na imprensa -, falta agora o IMTT aprovar, com ou sem alterações, as tabelas que as administrações das transportadoras públicas enviaram nesse mesmo dia à entidade reguladora. O processo agora já não tem a ver com imposições legais mas antes com exigências técnicas. Para que os novos preços entrem em vigor a partir de 1 de Agosto - de hoje a uma semana - é necessário que o IMTT homologue as novas tabelas tarifárias com a maior brevidade possível, para que as transportadoras possam adaptar em tempo útil os respectivos sistemas de bilhética.

Quaisquer que essas tarifas sejam, uma coisa é certa: vão custar 15 milhões de euros ao orçamento do conjunto das pessoas que utilizam os transportes públicos, uma vez que também leio:

A CP e a Carris esperam registar um aumento de mais 15 milhões de euros, aproximadamente, das receitas este ano em função da subida média de 15% do preço dos bilhetes de transportes, que deverá entrar em vigor no próximo dia 1 de Agosto.



A CP espera obter um aumento de proveitos de cerca de dez milhões de euros durante o presente ano, com o crescimento de tarifas de 15% decidido pelo Governo de Pedro Passos Coelho, apurou o Diário Económico junto de fonte oficial da transportadora ferroviária nacional.

A mesma fonte oficial acrescentou que para o próximo ano a CP espera obter um aumento de receitas de cerca de 24 milhões de euros derivado a esta subida média de 15% do preço dos bilhetes e outros títulos de transporte decidido no final da semana passada e avançado em primeira mão pelo Diário Económico.

No entanto, estes valores provisionais da CP foram estimados desde que não ocorra nenhuma flutuação da procura ou venham a ser eventualmente adoptadas e aprovadas medidas adicionais de revisão do preço dos bilhetes e de outros títulos de transporte.

Posted by por AMC on 11:49. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Mais novidades sobre o aumento do preço dos transportes públicos"

Leave a reply