|

Bancada do Amazonas foca discursos na Zona Franca de Manaus

Questões ligadas à Zona Franca de Manaus, foram os temas mais tratados nos discursos dos parlamentares federais do Amazonas, nos cinco primeiros meses de atividades. O assunto, porém, só passou a ser tratado por deputados federais e senadores, após o ‘susto’ com a aprovação da medida provisória 534, chamada MP dos tablets, que retirou do Amazonas o direito de produzir o produto.
Nos sites da Câmara Federal e do Senado é possível observar que os discursos em torno do tema começaram a ser feitos após o dia 23 de maio, quando a MP que igualou os tablets a bens de informática, permitindo que sejam produzidos em outros Estados do País, foi assinada pela presidente Dilma Rousseff.
Entre os três senadores, foi possível contabilizar apenas sete pronunciamentos criticando as medidas fiscais que podem trazer reflexos negativos para a produção da Zona Franca. Na Câmara, de acordo com as informações disponíveis no site da instituição, apenas quatro pronunciamentos faziam referência ao assunto.
A bancada federal foi alvo de duras críticas do senador Demóstenes Torres, que afirmou que acordos políticos feitos entre os parlamentares amazonenses e a Presidência da República impediram que o Amazonas fosse melhor representado e defendido em Brasília e que por isso foram obrigados a se abster de votar contra o governo no caso da MP 534.
Entre outros assuntos que foram tratados pelos políticos amazonenses, poucos estavam ligados diretamente a questões do Estado. Logo no início do ano, o tema que dominou os pronunciamentos foi o surto de dengue vivido no Amazonas. Parlamentares faziam apelos para que o governo Federal prestasse ajuda para a solução do problema.
A ameaça feita pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) de fechar 36 comarcas no interior, por falta de recursos financeiros, também foi tema de pronunciamento. Por outro lado, pouco se viu de participação dos deputados e senadores do Amazonas na questão da revisão do código florestal.
Juntos, deputados e senadores discursaram 410 vezes em cinco meses. A senadora com o maior número de falas foi Vanessa Grazziotin (PCdoB), com 72 discursos. João Pedro (PT) aparece em segundo lugar com 44 participações e Eduardo Braga (PMDB) é o último com apenas dez pronunciamentos.
Na Câmara, Pauderney Avelino (DEM) discursou 105 vezes; Silas Câmara (PSC) subiu à tribuna do parlamento em 62 oportunidades; Átila Lins tem em seus registros 50 discursos. Henrique Oliveira foi o deputado que menos discursou, falando apenas em duas oportunidades desde que assumiu a vaga. Nos endereços eletrônicos das instituições é possível ter acesso à íntegra dos discursos.

publicado no Diário do Amazonas

Posted by por AMC on 16:53. Filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Bancada do Amazonas foca discursos na Zona Franca de Manaus"

Leave a reply