|

"O que os Finlandeses precisam de saber acerca de Portugal"


"What the Finns need to know about Portugal" via Geração de Cascais

Este vídeo está a fazer furor não só no Youtube como nas redes sociais. Foi apresentado (pasme-se!) há pouco pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, minutos antes da intervenção do prémio Nobel egípcio Mohamed ElBaradeino que encerrou as Conferências do Estoril, o ciclo de palestras, debates e mesas-redondas que decorreu sob o mote "Desafios Globais, Respostas Locais".

[ACTUALIZADA]



Um vídeo que salienta glórias portuguesas e recorda a ajuda à Finlândia, em 1940, está a causar furor nas redes sociais. Com o título "O que os Finlandeses Precisam de Saber sobre Portugal", a peça foi apresentada ontem pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais aos participantes nas conferências do Estoril.
O filme "O que os Finlandeses Precisam de Saber sobre Portugal" começa com a recordação de que a bandeira finlandesa atual fora a portuguesa há oito séculos e termina com a evocação de uma das maiores campanhas de voluntariado alguma vez feita no país, em 1940, a favor de "um país periférico, pobre e esfomeado": a Finlândia.
Pelo meio, e ao longo de quase sete minutos, ficam referências aos povos que antecederam os portugueses, à antiguidade da nação e da fronteira portuguesa, à difusão do Português e dos portugueses -- existem mais no estrangeiro do que em Portugal --, à capacidade de mobilização do Benfica, às invenções lusitanas -- do compasso marítimo à via verde, passando pelos canhões, vela latina e bacalhau salgado --, a introdução do chá no Reino Unido.
As glórias desportivas, do futebol ao hóquei em patins e ao râguebi, da estátua de Eusébio a Mourinho e Ronaldo, também têm uma parte nobre, bem como as Descobertas, Cristóvão Colombo, a solidariedade com Timor, a dimensão da zona económica exclusiva ou o Mateus Rosé.
Carlos Carreiras explica, em declarações à agência Lusa, que esta "é uma mensagem de esperança".
O autarca de Cascais adianta: "somos um grande povo e temos uma grande história", o que o leva a "acreditar nesta geração, neste tempo e neste espaço universal".
E insiste: "fomos, somos e seremos um grande povo", pelo que "temos de saber que também somos capazes como foram capazes outros portugueses".
Diz ter sido "com grande satisfação" que viu "a sala, que estava cheia, de pé a aplaudir", a mensagem que estava a passar no vídeo.
Este "é um vídeo extraordinário que gostava muito que todos os portugueses vissem, porque devemos ter orgulho em ser portugueses. Independentemente das nossas ideologias, nós temos um país que nos orgulha muito, que eu ali mostrei", disse.


Leio na SIC Notícias via Agência Lusa:
Os finlandeses estão divididos quanto ao apoio aos planos de resgate e às garantias dadas a empréstimos na Europa, a países como Portugal, noticia hoje o jornal finlandês Iltalehti, citado pela Bloomberg.
De acordo com a sondagem divulgada pelo jornal finlandês, 47 por cento dos finlandeses apoiam os planos de resgate (como os dados à Grécia, Irlanda e Portugal, que ainda espera aprovação formal do plano), e 39 por cento estão contra.
A sondagem aponta ainda para que 13 por cento dos inquiridos estejam ainda indecisos relativamente à sua oposição destes planos de resgate concebidos após a crise da dívida soberana grega e que já arrastou a Irlanda e Portugal, e tem deixado de sobreaviso a Espanha.
O sentido de voto da Finlândia na votação do plano de apoio a Portugal, apresentado esta semana pela 'troika' da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, é ainda desconhecido e tem feito correr tinta nos jornais, após o resultado positivo do partido eurocéptico finlandês True Finns.
O True Finns tem manifestado a sua oposição ao apoio da União Europeia a Portugal desde a campanha eleitoral, e um chumbo do Governo finlandês na votação que terá de decorrer na reunião dos ministros das finanças da União Europeia (Ecofin) poderá deitar abaixo o empréstimo conjunto previsto para financiar Portugal, na ordem dos 78 mil milhões de euros.

Posted by por AMC on 19:02. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for ""O que os Finlandeses precisam de saber acerca de Portugal""

Leave a reply