|

Bloggers presentes nas Conferências do Estoril


Além dos media tradicionais, a organização também credenciou bloggers para as Conferências do Estoril., considerado "um dos maiores eventos internacionais sobre globalização", acontecendo entre Davos e Porto Alegre. Estão por lá, a postar e twittar em directo, o Jugular, Adeus Lenine, Câmara de Comuns, Manual de Maus Costumes e Arrastão.
De modo oficial, a convite da Nextpower, estarão também a acompanhar o evento Nuno Gouveia, Alexandre Guerra e Jorge Nascimento Rodrigues, reunidos num blog criado especialmente para o efeito, o "Cables from Estoril".
Segue uma pequena conversa com o Jorge Carvalho do Manual de Maus Costumes e o Francisco Silva do Adeus Lenine.


Os outros «jornalistas» das Conferências do Estoril

A cobertura das Conferências do Estoril não é um exclusivo de jornalistas. Já nada o será hoje em dia. Na sala onde decorrem as sessões, enquanto Larry King concentrava todas as atenções nos seus suspensórios e na gravata excêntrica, Jorge Carvalho e Francisco Silva, na última fila do auditório, martelavam deliciados nas teclas dos portáteis. A credencial ao pescoço engana, mas uma breve apresentação dissolve dúvidas. «Jornalistas?», pergunta-se. «Bloggers!», respondem.
Os «repórteres» que disparam no Twitter desenfreadamente são afinal dois dos bloggers credenciados pela organização.
«Nós somos terroristas na Internet e dizemos muitos disparates e as pessoas começaram a acreditar que podíamos ter alguma influência», diz Jorge, com ironia, ao tvi24.pt. É o autor do blogue «Manual de Maus costumes», onde vai registando as impressões sobre conferências e conferencistas, «sem pretenciosismos», garante, mas de «forma mais descontraída» do que o fazem os media tradicionais.
«Queremos ser observadores, pensar sobre o assuntos e colocar à disposição das pessoas o que pensamos, de forma simples e objectiva. No meu caso, ser um bocadinho bombista e criar um bocadinho de polémica», volta a gracejar.
Francisco Silva, ao lado, tem o TweetDeck aberto com várias colunas. A aplicação, que serve para gerir o tráfego de redes sociais, parece um monitor de controlo de actividade bolsista. O autor de «Adeus Lenine», com um olho no monitor e outro no palco, responde, comenta, sorri, e as mensagens vão deslizando pelas várias colunas abertas, respondendo aos filtros que definidos.
«Como sempre me interessei por política, penso que estas conferências, embora incluam pessoas que não são da minha área ideológica, são muito interessantes, porque temos dos melhor nomes do pensamento mainstream a nível mundial», diz, assumindo-se como militante do Bloco de Esquerda.
«Tem sido uma maneira engraçada de fazer uma espécie de relato através do Twitter e uma tentativa de fazer um comentário um bocado mais leve do que as notícias costumam passar», explica, salientando que o «objectivo não é um tratamento jornalístico» do evento.
Como é que dois bloggers conseguem ser credenciados para um evento destes? Ambos dizem ter sido contactados pela organização das conferências. E Alda Telles, da organização, confirma o interesse em abrir espaço para outras vozes dos chamados novos media.
«Foi uma opção clara para nós desde o início nos chamado social media», salienta. «Não podíamos preparar a comunicação destas conferências sem ter em conta todas estas plataformas de comunicação».
Para Alda Telles, que também usa do Twitter como forma de dar conta do que se vai passando estes dias pelo Estoril, a importância destes meios é «evidente». «Os bloggers são hoje em dia grandes produtores de informação e também de opinião», diz.
Num blogue criado especialmente para as conferências, o «Cables from Estoril», a organização dá a conhecer os blogues que foram acreditados para o evento (ver também aqui), para quem os quiser seguir.

publicado no TVI24

Posted by por AMC on 16:56. Filed under , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Bloggers presentes nas Conferências do Estoril"

Leave a reply