|

Foi hoje inaugurado o Memorial Darcy Ribeiro, que o próprio apelidou de "Beijódromo"


O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, presidiram, esta segunda-feira (06.12), a cerimónia de inauguração do Memorial Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB). Também estiveram presentes o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, o ministro da Educação e da Cultura do Uruguai, Ricardo Ehrlich, o ministro brasileiro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente da Fundação Darcy Ribeiro (Fundar), Paulo Ribeiro.
O Memorial é resultado de um convénio entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Fundar, e teve um investimento de R$ 8,5 milhões. Projectado pelo arquiteto e parceiro de Darcy, João Filgueiras Lima, o Lelé, o espaço inclui salas de aula, biblioteca, espelho d’ água, além de uma zona para descanso e apresentações, apelidada de "Beijódromo" pelo próprio Darcy.


O espaço, que parece um misto de oca indígena com nave espacial, tem uma área de 2 mil m² distribuída em dois andares. A biblioteca possui um acervo de mais de 30 mil exemplares que pertenciam ao espólio do antropólogo, além de documentos pessoais, como cartas trocadas com Oscar Niemeyer e com o filósofo francês Jean-Paul Sartre. O local destina-se igualmente a exposições de artes brasileiras, que irão dos quadros de Portinari a artefatos indígenas.
Para o ministro da Cultura Juca Ferreira, o antropólogo Darcy Ribeiro foi um brasileiro que contribuiu pela defesa de importantes ideais. «Ele viveu exilado no Uruguai, lutou pela democracia na América Latina, lutou pelos direitos dos indígenas. Agora, toda a obra dele estará disponível aqui, para todos, para os alunos da UnB». Juca Ferreira ressaltou ainda a importância de Darcy Ribeiro para a UnB. «Nós estamos lembrando a memória de um grande brasileiro. Se quisermos saudar a UnB, temos que saudar Darcy».


O presidente Lula escolheu destacar que Darcy era um homem em permanente momento de exaltação do Brasil. «Havia a ideia de que ia faltar Brasil para tantas ideias de Darcy. Brasil não vai faltar, ele que faz falta». Para o presidente, a construção é uma forma de exaltar a importância de Darcy. «Creio que a UnB e o Ministério da Cultura encontraram uma maneira muito feliz de manifestar a importância de Darcy para as ciências, para a Universidade e para o Brasil».
Para o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, o antropólogo ainda está vivo. «Todo o homem é um animal social porque precisa do outro, da sociedade. Darcy lutou pela Universidade, pelo mundo universitário, pela democracia. Creio que esses valores ainda estão vivos». O reitor da UnB, José Geraldo de Souza Júnior, destacou que o Beijódromo é «o último presente de Darcy para a UnB».

via Comunicação Social/MinC
* fotos: Pedro França

Para ler na íntegra:

Posted by por AMC on 21:33. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "Foi hoje inaugurado o Memorial Darcy Ribeiro, que o próprio apelidou de "Beijódromo""

Leave a reply