|

O Governo apresenta hoje o IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica

O Governo apresenta hoje o IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica, procurando nos próximos três anos lançar uma linha de financiamento para alargar a rede de apoio a vítimas, através de projetos de autarquias e organizações não governamentais.
A secretária de Estado da Igualdade, Elza Pais, disse que o Plano Nacional Contra a Violência Doméstica 2011-2013 visa “alargar a rede de apoio à vítima e uma distribuição no terreno das ações envolvendo cada vez mais as organizações não governamentais (ONG) e as autarquias no combate à violência doméstica”.
“Para o efeito, será disponibilizada uma linha de financiamento para que as autarquias e as ONG que decidam inscrever os seus projectos de combate a este crime se possam candidatar para desenvolverem acções específicas, quer ao nível da prevenção, quer do apoio”, avançou Elza Pais.
A secretária de Estado afirmou que este plano até 2013 pretende também “consolidar as políticas anteriores, ao nível da protecção de vítimas, de condenação dos agressores, de todo o conhecimento dos fenómenos, da qualificação dos profissionais e da própria rede”.
Desde 2000 que o Estado português tem implementado planos de combate à violência doméstica e hoje existem, de acordo com dados de Elza Pais, 544 estruturas de apoio às vítimas deste crime.
No que diz respeito à implementação destes planos na última década, a secretária de Estado avançou que “90 por cento das medidas propostas foram concretizadas”.
No entanto, para Elza Pais, “o sucesso destas medidas passa muito por dar visibilidade à violência doméstica”, porque “o que não se conhece não se pode combater”. “Em Portugal este crime é agora visível. É um fenómeno que continuamos todos os dias a desocultar, porque ele estava lá e vem de uma cultura que permitimos que se construísse com uma matriz de desigualdade de géneros”, considerou, acrescentando que “hoje a violência doméstica é visível: o aumento dos números significa um aumento da visibilidade do fenómeno”.
Este ano foram assassinadas mais mulheres do que em 2009 e aumentaram também as tentativas de homicídio: 39 mortes e 37 tentativas, segundo o relatório do Observatório das Mulheres Assassinadas da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta).
Hoje, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a secretária de Estado da Igualdade apresenta, simultaneamente, a Campanha Nacional de Combate à Violência Doméstica, no Museu do Fado, em Lisboa.

via Agência Lusa

Posted by por AMC on 11:20. Filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for "O Governo apresenta hoje o IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica"

Leave a reply