|

"30 anos sem Cartola" valem uma sessão especial de documentários e programas de TV


O Brasil está há 30 anos sem Cartola. O compositor morreu em 30 de novembro de 1980 e foi considerado por diversos músicos e críticos o maior sambista da música brasileira.
Nascido no bairro do Catete, no Rio de Janeiro, tomou gosto pela música e pelo samba ainda jovem. Aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão e foi um dos fundadores da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Foi peixeiro, sorveteiro e vendedor de queijos. Mas, para além das suas inúmeras ocupações, foi sempre um namorador, um beberrão e, acima de tudo, sambista e poeta de (e do) coração.
Como diria um outro sambista, Nelson Sargento, Cartola não existiu, foi um sonho que a gente teve.
A frase, que ficou famosa, ilustra bem o que foi a sua vida: um sonho tipicamente brasileiro.

Programa do Arquivo N da Globo News: para ver na íntegra aqui.  

Cartola com os dois amores mais resistentes da sua vida: o violão e Dona Zica

Para  complementar, fica também a sugestão do documentário estreado em 2006: Cartola - música para os olhos
Lembrei-me dele porque relata de forma incisiva um dos aspectos mais perturbadores que me vem à cabeça quando penso em Cartola. É que este homem, um dos principais nomes da Estação Primeira de Mangueira, autor de sambas memoráveis como O Mundo é um Moinho e As Rosas Não Falam, gravou o seu primeiro disco quando já estava bastante velho, na verdade poucos anos antes de morrer. Muitas das suas músicas perderam-se. Do próprio Cartola, aliás, sabe-se que durante algum tempo nem sequer chegavam notícias, havendo mesmo quem acreditasse que já estava morto. Foi encontrado, certo dia, por um jornalista numa qualquer rua do Rio de Janeiro, ganhando uns trocados como guardador de carros, imagine-se!...
Este documentário que evoco agora, aqui no Conexão, conta a história do sambista, dos tempos de pedreiro e compositor nas horas vagas, ao reconhecimento nacional do seu génio e talento nato.
Filmado por Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, é um 'longa' fragmentado, que procura ir além da reflexão a respeito da figura do sambista. Incluindo toda a sociedade no painel a que submete a discussão de disparates e absurdos culturais como o que apanhou Cartola em cheio, o documentário ergue o sambista como exemplo do questionamento urgente dos descasos e distracções da memória nacional do país.


Sinopse
A história de um dos compositores mais importantes da música brasileira. A história do samba a partir de um dos seus expoentes mais nobres. Utilizando linguagem fragmentada, Cartola traça um painel da formação cultural do Brasil, convidando a uma reflexão na construção da memória deste país. O retrato de um homem que se reconstruia com seu tempo.

Ficha Técnica
Título: Cartola - música para os olhos
Duração: 88 min e 9 seg.
Ano: 2006
Cidade: Rio de Janeiro 
País: Brasil
Gênero: Documentário
Subgênero: Histórico
Cor: Colorido/PB




Para ver aqui: parte 1 | parte 2 | parte 3 | parte 4 | parte 5 | parte 6

Para prosseguir em "sessão Cartola", fica também este outro documentário. Com Marília Trindade Barboza, Dudu Nobre, Teresa Cristina, Miguel dos Anjos, entre outros.



parte 1 | parte 2 | parte 3 | parte 4 | parte 5

Em seguida, assista a este programa Ensaio, garimpado no arquivo da TV Cultura, com o mestre Cartola. Não está na íntegra mas, mesmo assim, são quase vinte minutos de samba e poesia, com Cartola cantando Amor Proibido, Acontece, Nós Dois, Tive Sim e Bem Feito.
O show em referência, gravado em 1973, conta com igualmente com a presença de Dona Zica.



parte 1 | parte 2

Continue sentado e aperte o play: vale rever o programa de homenagem ao centenário de Angenor de Oliveira, o Cartola, emitido a 24.08.2008 pela TV Brasil:



parte 1 | parte 2 | parte 3 | parte 4

No mesmo espírito, segue o 'Especial Cartola', produzido também por ocasião do centenário da morte do sambista, para o programa Entrevista Record Cultura, da Record News.



Assistir às 4 partes seguintes: aqui

Por fim, e a fechar, fica a pérola maior: Cartola e Leci Brandão, juntos num programa imortal gravado pela antiga TV Cultura:



Para assistir na íntegra: aqui.

Posted by por AMC on 21:32. Filed under , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Feel free to leave a response

0 comentários for ""30 anos sem Cartola" valem uma sessão especial de documentários e programas de TV"

Leave a reply