Escola mais inovadora de Portugal vai ser encerrada
Leio no Diário IOL:
Uma das escolas mais avançadas e inovadoras do mundo vai ser encerrada. A escola EB 1 de Várzea de Abrunhais, em Lamego, distinguida pela Microsoft devido à utilização de novas tecnologias no ensino, vai fechar devido ao reduzido número de alunos.
O encerramento acontece por conta da decisão, anunciada a semana passada pelo Governo, de fechar todas as escolas do 1.º ciclo com menos de 20 alunos.
No total, sabe-se que existem em Portugal 3200 escolas do 1.º ciclo, das quais 600 têm menos de 20 alunos. Frequentam o 1.º ciclo cerca de 470 mil crianças pelo que se calcula que a medida irá ter implicações directas na vida de até dez mil crianças. Primeiro estimou-se que a resolução afectasse cerca de 900 escolas. Depois o número foi corrigido para 500. Em qualquer dos casos a EB1 de Várzea de Abrunhais será sempre uma das muitas que vão fechar portas até ao final do ano.
O trabalho desenvolvido pode ser acompanhado no blog da escola. Oxalá a integração no novo centro escolar do Agrupamento de Escolas da Sé, que ainda está em construção, não lhe comprometa a qualidade.
Entrevista da professora Maria do Carmo Leitão à TSF (3 de Fevereiro de 2010).


Cf. também:
