Em que é que ficamos, afinal?!
Ninguém tem mais preocupação em cuidar de nossos índios do que nós.
Lula da Silva
... não obstante, o presidente sobe o tom e critica as ONGs, os ambientalistas e quem quer que seja que se solidarize no apoio à luta dos povos indígenas que consideram que a construção de Belo Monte atenta contra os seus mais elementares direitos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira o crescimento da mobilização de ONGs e ambientalistas em torno do leilão para a construção da usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), previsto para 20 de abril. Segundo o presidente, que participou da abertura da 21ª edição do Congresso Brasileiro do Aço, em São Paulo, "ninguém tem mais preocupação em cuidar de nossos índios do que nós".
O Ibama concedeu licença ambiental prévia para Belo Monte mediante contrapartida mínima de R$ 1,5 bilhão do consórcio vencedor. O governo federal prevê a participação de ao menos dois consórcios, sendo o primeiro, já confirmado, formado por Andrade Gutierrez, Neoenergia, Votorantim e Vale.
Na semana passada, Camargo Corrêa e Odebrecht saíram da disputa. O preço-teto é criticado por investidores por ser considerado abaixo do esperado para garantir o retorno do investimento.
Com custo previsto de R$ 19 bilhões, a usina de Belo Monte tem entrada de operação em 2015 (1ª fase) e 2019 (2ª fase), e terá capacidade instalada 11 mil MW, com garantia física de 4.571 MW médios.
via Jornal do Brasil:
